Fabrízio Gomes e Maia Júnior discutem os cenários econômicos pós-pandemia em live

7 de maio de 2020 - 10:14 # # #

Os cenários possíveis para a retomada da economia cearense pós-pandemia foram discutidos, nessa quarta-feira (06/05), pelos secretários estaduais Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e Fabrízio Gomes (Tesouro/Fazenda) durante live promovida pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feeac) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A conversa, mediada pelo professor Paulo Matos, foi transmitida pelo canal da Secretaria da Fazenda no You Tube (Sefaz Ceará).

Para o secretário Fabrízio Gomes, o Ceará tem condições de se recuperar economicamente e voltar a crescer após a crise gerada pelo novo coronavírus. Isso porque, segundo ele, o Estado vem fazendo o “dever de casa”. “Desenvolvemos uma cultura de sustentabilidade e equilíbrio fiscal muito boa em 2019, permitindo a liquidez que temos. Teremos o problema de queda de arrecadação, mas como o Ceará tinha uma situação equilibrada, partiremos na frente. Conseguiremos planejar melhor a saída da crise”, afirmou.

Essa retomada, segundo Gomes, precisa contar com a participação do Governo Federal, por meio de repasses que garantam a recomposição de perdas com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). O gestor também disse que uma parceria mais estreita do Fisco com as empresas pode auxiliar na recuperação econômica. “Essa visão do leão abocanhando os recursos deixou de existir. A Sefaz precisa analisar o balanço das empresas, verificar sua capacidade financeira, para o Estado incentivar os setores que realmente precisam ser incentivados. O Governo quer que as empresas cearenses tenham saúde financeira”, ressaltou.

Maia Júnior disse que o primeiro ano dele à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) foi dedicado à realização de um trabalho de base para possibilitar um maior crescimento econômico ao Estado, e assim diminuir as desigualdades sociais. Segundo ele, foram feitos grandes investimentos em infraestrutura, capital humano, ciência e tecnologia, com o objetivo de criar um ambiente favorável de negócios e atrair investidores para o Ceará. “Criamos uma nova Secretaria, em termos de processos e tecnologia. Montamos um planejamento estratégico, com planos de ação definidos”, destacou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, o Ceará estava pronto para avançar em 2020. Os caminhos para acelerar o crescimento, gerar empregos e melhorar a distribuição de renda estavam, segundo ele, traçados. Mas, com a pandemia de Covid-19, o quadro mudou. “Vamos sair com uma fratura fiscal e empresarial. Os países saem com uma dívida bastante relevante, nível baixo de liquidez. É preciso definir políticas prioritárias, oferecer lazer e cultura, investir em capital humano, mexer com pesquisa, com inovação e buscar empresários mais empreendedores, novos parceiros. Precisaremos muito de Estado. O desafio será enorme”, observou.

Para Fabrízio Gomes, o mundo pós-pandemia será bem diferente. “Teremos uma mudança de paradigma. Enquanto uns setores vão sucumbir, outros vão se fortalecer. A questão digital vai surpreender. Vamos ter que nos adaptar. Novas profissões e empresas vão surgir no longo prazo”, comentou. Diante dessa nova realidade que se avizinha, as administrações tributárias precisarão, segundo ele, rever conceitos e buscar novas oportunidades.

A live está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=pX5WHoh4zTU