Sefaz e Íris realizam oficina inovadora de educação fiscal

4 de setembro de 2020 - 18:11 # # # #

Educação fiscal e inovação. Com essa união, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), em parceria com o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, realizou, nessa quinta-feira (03/02), uma oficina de Design Thinking com 38 professores, servidores públicos, estudantes e representantes da sociedade civil, incluindo empresários, advogados e contadores. Os participantes foram convidados para uma discussão criativa e para apontar soluções transformadoras no âmbito da educação fiscal. O encontro ocorreu pela plataforma Zoom.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abriu a oficina, agradeceu a presença de todos e destacou que, há 22 anos, a Sefaz trabalha a educação fiscal. “Durante todos esses anos, nosso compromisso tem sido levar esse debate aos diversos espaços sociais. Agora, o nosso objetivo aqui é reunir esses diversos atores para pensar sobre a educação fiscal e fazer uma grande imersão de ideias. Assim, de uma maneira conjunta e colaborativa, podemos propor soluções diferentes e inovadoras”, ressaltou.

A coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira, contou que o Laboratório tem estimulado o uso de metodologias e abordagens inovadoras para resolver problemas complexos. “O time da Secretaria da Fazenda, por meio da liderança inspiradora da secretária Fernanda, tem sido um entusiasta da inovação no Estado. A oficina foi uma consolidação dessa grande parceria Sefaz-Íris para o avanço da transformação digital e melhoria da gestão pública cearense”, reforçou.

Durante o curso, os facilitadores do Íris e da Sefaz explicaram que a educação fiscal busca despertar uma reflexão sobre a relação entre tributos e cidadania, estimulando a participação e o controle social e tornando-se um instrumento de transformação para uma sociedade mais justa e inclusiva. Eles também apresentaram o trabalho do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) e as boas práticas desenvolvidas pelo Brasil e pelo mundo que visam alcançar os diversos públicos-alvo.

Para a gestora do PEF-CE, Imaculada Vidal, a oficina traz novas perspectivas a serem trabalhadas com a sociedade em geral. “Contamos com a participação de um grupo extremamente plural, que contribuiu grandemente com sugestões e novas ideias para educação fiscal. Um momento riquíssimo que, com certeza, vai reverberar por muito tempo na estrutura e na organização da educação fiscal do Ceará”, disse.

Inicialmente, os participantes identificaram o problema, o público-alvo e o objetivo que precisavam ser trabalhados. Em seguida, os grupos se dividiram para realizar um grande “toró” de ideias, denominação dada pela equipe para o momento de brainstorming, em que as sugestões fluíram sem censura e sem o medo de errar.

João Ricardo Gonçalves, gestor de projetos no ÍRIS, pontuou que a grande oportunidade da oficina é ouvir os participantes e entender como eles percebem a temática. “É importante destacar o caráter extremamente participativo da oficina, de diversos setores da sociedade cearense. Isso gerou discussões incríveis e que indubitavelmente contribuirão com os valiosos esforços da Secretaria da Fazenda para expandir as políticas públicas de Educação Fiscal no Ceará”, declarou.

Ele também observou que a oficina é uma iniciativa de inovação em diversas dimensões. “A experimentação se deu desde a concepção e definição do formato da oficina. Toda virtual, com o uso de novas ferramentas digitais, que demonstram que é possível realizar grandes feitos, mesmo no modelo de teletrabalho. Foram aplicados conceitos e ferramentas do Design Thinking, abordagem muito utilizada atualmente e que tem grande potencial para a resolução de problemas e para a criação de políticas públicas”, afirmou.

O próximo passo será a avaliação de todas as soluções propostas pelos participantes para viabilizar a criação de um novo plano de ação do Programa de Educação Fiscal do Ceará.

Participantes

Daniel Carlos, do colégio Farias Brito, foi dos alunos da oficina. Para ele, o encontro foi um momento de muito aprendizado. “Eu amei. Tinha a expectativa que fosse apenas mais uma palestra como tantas outras, porém foi melhor. Foi interativo, convidativo e realmente me convidou a pensar nesse aspecto mais geral da coisa. Agradeço muito por ter participado dessa experiência”, disse.

Para o coordenador do Laboratório de Inovação em Controle do Tribunal de Contas do Ceará, Paulo Alcântara, unir diversos representantes da sociedade fez o diferencial no debate. “A oficina foi excelente! Uma ótima iniciativa para juntar pessoas de diversas instituições, do Poder Público e do setor privado, com o objetivo de pensar como melhorar e ampliar a educação fiscal no nosso Estado. Entendemos que com a colaboração de todos, teremos uma sociedade mais informada e empoderada sobre essa temática”, destacou.

Já o representante da OAB Ceará, Hamilton Sobreira, disse que a iniciativa da Sefaz em promover a oficina de educação fiscal é um marco no relacionamento entre o Fisco e o contribuinte. “Essa é a exata tradução de cidadania”, enfatizou.