Sefaz promove workshop sobre autocuidado e boas práticas no relacionamento com o cidadão

22 de março de 2021 - 15:10 # # # #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, na última quinta-feira (18/3), o workshop Coate em Foco, com palestras sobre autocuidado e boas práticas no relacionamento com o cidadão. Realizado por videoconferência, o evento reuniu cerca de 250 servidores e colaboradores que atuam na área de atendimento do órgão.

A primeira parte do encontro, realizado pela manhã, teve como tema “Transformando desafios em superação: o autocuidado e a alegria do bem viver”. Para falar sobre o assunto, foram convidados a psicóloga Diva Barreto e o consultor Lucas Lima. Também participaram do momento os gestores fazendários Liana Machado (secretária executiva da Receita), Dulce Ane Lucena (coordenadora de Gestão de Pessoas) e Raimundo Frutuoso Júnior (titular da Coordenadoria de Atendimento e Execução – Coate). A supervisora do Núcleo de Eventos da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) da Sefaz, Célia Soares, ficou responsável pela mediação.

A secretária Liana Machado destacou a importância de todos cuidarem do corpo e da mente, buscando alternativas que proporcionem o bem-estar, principalmente nestes tempos de pandemia. Na mesma linha, Dulce Ane Lucena disse que o cuidar de si mesmo nunca se fez tão necessário como nos dias atuais, aos quais classificou como desafiadores. Ela informou também que a Sefaz disponibiliza para servidores e colaboradores atendimento psicossocial. Já Frutuoso agradeceu a parceria da Cedep, que, segundo ele, demonstrou muita sensibilidade ao incluir reflexões sobre aspectos emocionais na programação do evento.

A palestra da psicóloga Diva Barreto enfocou a “Saúde Mental e o Autocuidado em Tempos de Pandemia”. Segundo ela, a pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas vivenciassem sensações nunca vistas. “O confinamento está trazendo vários sentimentos que nunca havíamos experienciado. Parece que todo dia a gente está tendo que se reinventar. Há dúvidas quanto ao futuro. Isso está trazendo muito medo, estresse, tensão, mas é normal você esteja sentindo isso porque a gente nunca passou por isso”, disse.

A especialista deu dicas sobre como lidar com as emoções no cenário atual. “Marque encontros online com seus amigos; faça exercício físico em casa; tenha uma rotina de trabalho e estudo; organize seu tempo; aproveite para ver aquele filme que você nunca tem tempo de ver; aprenda algo novo; comece aquele projeto que você sempre quis fazer e nunca teve tempo; mantenha os horários das refeições; e se alimente bem, tendo cuidado com os excessos”, aconselhou.

Em seguida, o consultor Lucas Lima bateu um papo com a plateia sobre as transformações digitais causadas pela crise sanitária. Ele utilizou a música para falar sobre o tema, destacando as oportunidades e os aprendizados obtidos na pandemia.

Boas práticas

A segunda parte do workshop, realizada no período da tarde, foi reservada ao tema “Mobilização e boas práticas no relacionamento com o cidadão”. Na abertura, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse que o encontro era um momento de afeto, de rever as pessoas e de aprender coisas novas. “Para brindar, para congraçar neste evento, a gente traz um monte de gente boa para tratar de um tema superimportante que é a revitalização da forma da gente atender”, destacou.

A gestora disse que é necessário facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços da Sefaz, especialmente por causa do isolamento social. “Neste momento, a gente precisa observar a condição dos nossos contribuintes. Mais do que nunca, a gente precisa se fazer presente. As pessoas precisam compreender que estamos aqui para cumprir a nossa missão, oportunizando todas as vias possíveis para que os nossos contribuintes resolvam os problemas deles, tirem dúvidas, regularizem situações”, afirmou, acrescentando que confia na equipe do atendimento para promover grandes mudanças.

A secretária executiva Liana Machado frisou que é preciso que todos compreendam como será o novo atendimento da Secretaria da Fazenda. “É muito importante a gente entender como será a formatação desse atendimento. Quais são as novas diretrizes? Quais são os novos pilares? Como que a Sefaz Ceará está pensando esse atendimento ao contribuinte nessa nova dinâmica do mundo inteiro, do Brasil, do Ceará, da nossa Sefaz?”, ressaltou.

O titular da Coate, Frutuoso Júnior, também falou sobre o novo projeto de atendimento, ainda em fase de implementação. “O Atendimento 4.0, que começou capitaneado por mim e pela Germana (Belchior), numa parceria muito exitosa, passou a ser comandado por nós (Coate). Esse trabalho da gente, toda a estruturação, tem o objetivo de ser um case de sucesso para todo o Brasil”, comentou.

Na sequência, o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Rodrigo Diniz, fez a palestra “Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos”, em que falou sobre as medidas que foram implementadas no Estado para melhorar o atendimento aos cidadãos. Entre elas, ele citou a simplificação de procedimentos, com o fim da exigência de autenticar documentos, integração das bases de dados, e a inovação nos serviços públicos, tendo como foco o usuário.

Já a coordenadora do Laboratório de Inovações de Dados do Governo- Íris, Jéssika Moreira, abordou a cultura de inovação no setor público. Ela explicou que a missão do Íris é acelerar a transformação digital na gestão pública estadual. “É um espaço de experimentação de novas ideias nos eixos Ciência de Dados, Cultura de Inovação e Governo Digital. (…) Acreditamos que a transformação digital é gente”, ressaltou, complementando que, para o Governo se aproximar mais dos cidadãos, é necessário entender as necessidades dos usuários.

Depois foi a vez do orientador da Célula de Atendimento da Sefaz, José Wilton Bessa, apresentar o Projeto de Atendimento 4.0. Segundo ele, a proposta é levar atendimento ao contribuinte por videoconferência, utilizando o agendamento virtual e o serviço do Google Workspace. Com isso, a Coate, conforme Bessa, pretende ampliar os canais de atendimento virtual, reduzir o atendimento presencial e aumentar a satisfação do usuário.

Por fim, o supervisor do Núcleo do Simples Nacional da Fazenda, Nonato de Oliveira, ministrou palestra com o tema “CNPJ único: conhecendo o que é e os caminhos para a implementação”. O gestor classificou o projeto como grandioso, ambicioso, desafiador e uma referência para o Brasil. Entre as vantagens da iniciativa, Oliveira citou a simplificação e facilitação para o contribuinte, que não necessitará mais indicar a inscrição estadual para obter informações e serviços nem para cumprir as obrigações tributárias junto às esferas federal, estadual e municipal.