PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Outubro Rosa: Sefaz adere à campanha e ilumina prédio-sede

5 de outubro de 2021 - 08:36 # # #

Natália Coutinho -Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Outubro é considerado mundialmente o mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em alusão ao movimento, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) instalou iluminação noturna no Palácio da Fazenda, localizado na sede I (Av. Alberto Nepomuceno, 2). Desde a noite da última segunda-feira (4),o prédio-sede reflete a cor rosa.

A Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, destaca que, anualmente, a Sefaz tem aderido à campanha. “O Outubro Rosa colore todo o mundo para conscientizar sobre a luta contra o câncer de mama e também o colo de útero. Ao iluminar a fachada do Palácio da Fazenda, a Sefaz demonstrar a preocupação em relação às doenças. As ações realizadas durante o mês contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama da mulher cearense.”

A coordenadora de Relações Institucionais (Corins), Germana Belchior, observa que ao abraçar a causa, as instituições ajudam a encorajar mulheres e, inclusive, homens a realizarem seus exames. “Precisamos nos fortalecer para o autocuidado e perceber o nosso corpo. É fundamental chamar atenção para a prevenção, uma vez que, muitas vezes, nos estágios iniciais, a doença é assintomática. A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.”

Câncer de mama

Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticados. Também é o câncer que mais mata.

Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente em mulheres acima de 50 anos. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida. A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos.