Sua Nota Tem Valor: instituições apresentam Relatório Social com destinação dos prêmios

21 de março de 2022 - 15:51 # # # #

Agda Sophia (estagiária sob supervisão da jornalista Imaculada Vidal) - Texto

Você sabe como a sua instituição indicada está destinando o dinheiro recebido pelo Sua Nota Tem Valor? O programa do Governo do Ceará, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ceará), disponibilizou, nesta segunda-feira (21/03), os Relatórios Sociais das entidades cadastradas no programa. Por meio do documento, os cidadãos podem acompanhar como as premiações estão contribuindo para melhorar a vida de pessoas e animais atendidos pelas instituições sem fins lucrativos.

Até o momento, 30 entidades enviaram o documento, que pode ser acessado por meio do site do Sua Nota Tem Valor. Pelo aplicativo, clicando no menu Instituição e, em seguida, Classificação, o participante pode identificar as organizações que já apresentaram o Relatório Social. Elas estão sinalizadas com um ícone de estrela.

O Relatório Social é uma recomendação do Sua Nota Tem Valor para compartilhar o detalhamento das receitas das instituições. A gestora do Sua Nota Tem Valor, Jonilma Maia, explica que a Sefaz indica que a apresentação seja trimestralmente. “É uma forma de prestar contas com a sociedade, mostrando como as entidades aplicam os recursos recebidos por meio do programa”, ressalta.

Transparência

Os recursos recebidos pelo Sua Nota Tem Valor têm ajudado a Associação Cultural Canoa Criança, de Aracati, a atender crianças e adolescentes da localidade. A instituição já foi beneficiada com R$ 49,6 mil por meio da premiação de rateio. Edvando Ferreira, presidente da entidade, conta que com esse valor foi possível reformar e pintar o espaço físico da Associação. “Também investimos na compra de material didático-pedagógico e de limpeza. Além de possibilitar o pagamento das contas de energia e internet.”

Para ele, o Relatório Social é uma ferramenta para mostrar com transparência como os recursos recebidos estão sendo utilizados, além de fazer com que o projeto seja conhecido por mais pessoas. “Também é uma forma do Governo do Ceará ter conhecimento da importância do programa para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, destaca.

A Associação atua há 26 anos desenvolvendo atividades como incentivo à leitura e aulas de dança, música, técnicas circenses (acrobacias, malabarismo e equilíbrio). Poliana de Andrade está entre os mais de 690 apoiadores da instituição. Ela, que foi aluna do projeto e participava praticando trapézio, contorcionismo e tecido, passou a conhecer o Sua Nota Tem Valor por causa da instituição.

A apoiadora acredita que a divulgação do Relatório é importante devido à transparência na prestação de contas, além de ser uma forma de motivar pessoas a incentivar outros cidadãos a se cadastrarem no Sua Nota Tem Valor. “Assim, divulgamos para outras pessoas a importância do programa para a instituição e mostrando como a Associação trabalha com responsabilidade”, enfatiza.

Sobre o programa

O Sua Nota Tem Valor tem o objetivo de conscientizar a população acerca da importância de pedir notas e cupons fiscais e, assim, garantir o recolhimento dos tributos, por meio da educação fiscal. O programa busca estimular a cidadania fiscal, a solidariedade e a inclusão social.

Atualmente, estão cadastrados no programa 182 mil participantes pessoas físicas e 413 instituições sem fins lucrativos, que atuam nas áreas de assistência social, esportes, saúde, educação, cultura, apoio aos animais e religiosas.