Sefaz, Receita, Sefin e Unifanor firmam acordo para implantação de NAF

24 de abril de 2023 - 17:14 # # # # # # #

Raquel Mourão-Texto

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do centro universitário vai oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixo poder aquisitivo, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos

O secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Márcio Cardeal, participou, na última quinta-feira (19), da inauguração do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) do Centro Universitário Unifanor, Campus Bezerra de Menezes. Também prestigiou o momento a gestora do Programa de Educação Fiscal da Sefaz-CE, Clarissa Barroso.

Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre Sefaz, Unifanor, Receita Federal e Secretaria das Finanças de Fortaleza (Sefin) para oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixo poder aquisitivo, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Inicialmente, professores e alunos do centro universitário darão orientações sobre a declaração de Imposto de Renda.

O secretário Márcio Cardeal parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de os fiscos federal, estadual e municipal atuarem de forma integrada na promoção de atividades de cidadania fiscal e na orientação tributária. “Esse projeto atende quem mais precisa, quem não tem recursos disponíveis para pagar por esses serviços. Essa integração só tem a agregar, é de grande valia para a sociedade. O Fisco Estadual está de portas abertas para o que vocês precisarem.”

A gestora Clarissa Barroso também elogiou a parceria entre a academia e as administrações fazendárias, destacando o apoio da Secretaria da Fazenda ao Núcleo. “O papel da Sefaz, juntamente com a Receita Federal e a Sefin, é capacitar os estudantes em temas tributários e em cidadania fiscal para que eles estejam aptos a realizar atendimento ao público. Dessa maneira, todos os envolvidos nas ações dos NAFs – estudantes, fiscos e sociedade – só têm a ganhar.”

Pela Unifanor, compareceram ao evento o reitor Gean Carlos dos Santos; o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Internacionalização, Thiago Duch; o pró-reitor de Graduação, Hiure Gomes; o coordenador do NAF, Cristiano Reinaldo; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Alexandra Monteiro; além de alunos do centro universitário. A Receita Federal esteve representada pelo superintendente adjunto da 3ª Região, Alexandre Vasconcelos; pelo delegado adjunto em Fortaleza, Alexandre Barbosa; e pelas analistas tributárias Joselice Lopes e Camila Rodrigues, ambas do núcleo de Cidadania Fiscal. O secretário executivo de Finanças de Fortaleza, José Raimundo Morais Vilar, esteve acompanhado das auditoras Adriana Leal (coordenadora de Planejamento) e Karina Oliveira (gerente da Célula de Educação Fiscal).

Antes da assinatura do convênio, os representantes dos fiscos conheceram o espaço onde funcionará o NAF, que terá atendimento ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.