Centro de Memória da Fazenda recebe estudantes da Unilab

Vanessa Alves e Joziane Pontes - Texto
Cássio Vasconcelos e Joziane Pontes - Fotos

O equipamento cultural da Sefaz foi fundado em 1998 e reinaugurado em 2021

Alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) visitaram o Centro de Memória da Fazenda (CM), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), para aprofundar os conhecimentos sobre educação fiscal e compreender a aplicação do ensino teórico na prática, no último dia 11 de julho. A turma, composta de quarenta universitários do curso de Administração Pública, acompanhada pela professora Sâmia Nagib, é majoritariamente constituída por estudantes de diferentes países africanos.

Conforme a supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Sefaz, Clarissa Barroso, o encontro é uma oportunidade de promover a disseminação da educação fiscal no âmbito internacional por meio do diálogo com pessoas de outros países que também falam português.

“A visita dos alunos e da professora do curso de Administração Pública, da Unilab, foi muito especial para o Centro de Memória, dada a relevância dessa instituição de ensino para o estado do Ceará. Estavam todos tão descontraídos, que até houve um momento em que eles dançaram e cantaram ao som de músicas de seus países de origem”, descreve Clarissa.

A supervisora também realça que o momento foi uma oportunidade de intercâmbio cultural bastante rica e inclusiva, bem como um ensejo para a consolidação de outras ações semelhantes.

A professora Sâmia ressalta a importância da visita para concretizar o aprendizado na disciplina de Economia. “Na medida em que os discentes conhecem espaços como o CM, eles conseguem entender que os conteúdos aprendidos não estão desvinculados da realidade”, explica.  Além disso, ela destaca a atuação do aluno da Unilab e estagiário da Sefaz, Tito Baberim, na divulgação da possibilidade de integração entre a instituição de ensino e o equipamento cultural.

História e educação fiscal

“Os assuntos que a professora apresenta em sala de aula têm relação com as atividades realizadas pela Sefaz no sentido da viabilização de políticas públicas para o atendimento às demandas da população”, afirma Tito Baberim. Ele também aborda a relevância de promover a educação dos cidadãos sobre o contexto histórico da arrecadação e a sensibilização sobre o papel fundamental de eles se tornarem fiscalizadores de práticas tributárias.

A visitação foi mediada pelos historiadores do CM, Fabrício Monteiro e Letícia Costa, que buscaram gerar reflexão sobre a influência dos aspectos históricos na percepção da função dos tributos e na administração destes. “O propósito é que a história que nós contamos se torne parte da história deles, porque a história da Sefaz e do Centro de Memória é a história do Ceará”, relata Fabrício Monteiro. O historiador evidencia o CM como referência no âmbito do fomento da educação fiscal e como local de acolhimento para troca de experiências e conhecimentos com os estudantes estrangeiros.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Galeria dos Secretários, a exposição Notas de Memórias e a instalação artística Valor (na Sala Cofre), as quais expõem documentos, fotografias e objetos históricos que informam sobre o funcionamento da Secretaria. Além disso, os universitários participaram de uma dinâmica interativa em que foram incentivados a fazer perguntas e a participar de discussões que visam estimular a reflexão sobre o impacto direto da gestão dos recursos públicos na vida da população.

O aspecto internacional

A Unilab objetiva promover a integração entre o Brasil e os demais membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os discentes destacam como a visita enriqueceu sua formação acadêmica e cultural.

Lucinda Gonçalves, universitária angolana, elogiou a estrutura do Centro de Memória e destacou que essa visita a inspirou a desenvolver pesquisas sobre o efeito da educação fiscal na formação cidadã. “Eu já participei de outras experiências, mas essa é mais dinâmica, a exposição é muito didática. Foi incrível conhecer a Sala Cofre”, enfatiza Lucinda.

“Aprendemos muito sobre os tributos. No meu país, Angola, esse ensino é mais restrito a escolas privadas, então é muito bom que as pessoas tenham o acesso mais livre a esse tipo de conteúdo”, relata a aluna Jandira Machado, sobre a acessibilidade aos tópicos de educação fiscal apresentados.

Makel José Pereira, discente guineense, explica como a programação da visita contribuiu para uma perspectiva mais abrangente da história da Secretaria da Fazenda. “O momento mais relevante para mim foi quando passamos pela Galeria dos Secretários. É muito importante entender o contexto histórico no qual cada gestor foi nomeado”, afirma o estudante.

Centro de Memória da Fazenda

Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo sitecentrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Localização: sede principal da Secretaria da Fazenda (avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE).

*Cássio Vasconcelos, Joziane Pontes e Vanessa Alves são estagiários sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar.