Emoção marca evento comemorativo dos 25 anos anos da Educação Fiscal do Ceará

18 de agosto de 2023 - 11:39 #

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos

O auditório da sede III da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) encheu-se de emoção na tarde dessa quinta-feira (17/8). O evento comemorativo aos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) enalteceu trajetórias marcadas pela superação de desafios e pelo alcance de inúmeras conquistas do Programa, que fizeram dele referência nacional.

Para o titular da Fazenda, Fabrízio Gomes, falar de educação fiscal é falar do cuidado com as pessoas do Ceará, do Brasil. “Quanto mais a população compreender a função social do tributo, mais atingiremos um nível de monitoramento dos serviços públicos benéfico para toda a sociedade. Nosso foco tem sido fazer gastos com mais qualidade para atender, principalmente, quem mais precisa. E já temos muitos motivos para festejar! Somos destaque nacional na nossa função de também educar para a cidadania”.

As falas, como a do palestrante Dão Real – auditor da Receita Federal e pesquisador do tema, conduziram os participantes também a refletirem passado e futuro, a partir do papel fundamental da arrecadação tributária responsável para a formação de uma sociedade mais justa.

Para o fazendário e deputado federal Idilvan Alencar, o Programa de Educação Fiscal é a joia da Sefaz. “Porque ele vem também para cumprir uma das principais funções da educação na sociedade, que é reduzir as desigualdades. É um programa cumprido com muita força e com muito trabalho por todos que já participaram dele. E a conquista do espaço dentro da escola é muito valiosa. É uma história para celebrar mesmo!”

Durante a tarde, também houve agradecimentos especiais aos autores dos 23 artigos publicados no E-book: “PEF 25 anos: reflexões e práticas para uma sociedade justa”, lançado durante a solenidade. Clique aqui para acessar o livro digital no nosso site.

As comemorações continuam na tarde desta sexta-feira (18/8), com a 2ª edição do Game da Cidadania. Professores e estudantes das escolas públicas estaduais se reúnem para testar conhecimentos em educação fiscal, ganhar prêmios e se divertir. O evento acontece na sede da Sefaz, a partir das 14h30min. Faça parte dessa festa conosco!