Evento ‘Um Olhar no Futuro – Sefaz 2031’ inicia Planejamento Estratégico para os próximos anos

28 de agosto de 2023 - 16:50 # # #

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Cássio Vasconcelos - Fotos

O encontro discutiu a importância de uma boa gestão para o alcance de resultados de excelência

Na manhã da última sexta-feira (25/8), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) iniciou os trabalhos referentes ao Planejamento Estratégico de longo prazo do órgão, com foco em ações que alcancem resultados de excelência nos próximos oito anos, já conectadas com decisões e atuações implantadas a partir de agora. O evento ‘Um Olhar no Futuro – Sefaz 2031’ reuniu os gestores da Secretaria e discutiu a importância de uma gestão bem planejada e alinhada com o propósito maior da administração pública a fim de que, cada vez mais, as metas estabelecidas possam ser atingidas, para o avanço do estado e o para desenvolvimento da população.

O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, apresentou os desafios da atual gestão diante da reforma tributária, que deve ser implantada gradualmente até 2033. Para ele, ter olhar no futuro é, mesmo consciente e atuante no presente, projetar-se também nos objetivos que se quer alcançar, nos anos que virão. “É preciso já estar lá, viver lá, a partir do que fazemos e planejamos hoje. Isso não significa que vamos conseguir prever tudo, mas vamos minimizar muito as possibilidades de algo dar errado. Isso é planejamento. Passamos por muitos desafios, e temos outros grandes pela frente. Cada passo deve ser bem pensado”.

A confiança em um planejamento bem feito e na competência das pessoas que o conduzirão foi posto pelo secretário de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Toscano, como o tom do legado que a Sefaz quer construir para os próximos anos. “ Esse é o momento em que a gente escolhe o caminho, a partir dos insumos que a gente tem, a partir do contexto em que a gente vive. É o momento de a gente se comprometer, partindo, principalmente, da necessidade do povo cearense. Para isso, eu tenho certeza de que a gente tem o grupo certo para enfrentar esse desafio, a Fazenda tem o melhor corpo técnico, com pessoas revertidas de dedicação e de espírito público. Temos consciência da missão que assumimos.”

A manhã contou ainda com a palestra do administrador e presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, intitulada “A bola não entra por acaso”, em que ele compartilha sua trajetória como gestor, nos últimos cinco anos.

Marcelo assumiu como diretor de futebol do time, em 2015, alcançando, em alguns meses, a elevação da equipe no ranking dos melhores do futebol brasileiro. Mesmo diante dos bons resultados, foi desacreditado pela torcida quando se tornou presidente do Fortaleza, em 2017. “No futebol do Nordeste, historicamente, tinha sempre a figura do presidente com muito dinheiro. E eu não tinha dinheiro. Eu não tinha um talão de cheque no final do mês para fechar as contas do Clube. Ali, naquele momento, eu só tinha uma coisa pra entregar: gestão. E eu investi nisso: na melhor equipe para estar comigo, na capacidade técnica, no planejamento cuidadoso e no meu olhar no futuro, no lugar onde eu gostaria de levar o Fortaleza. E meu primeiro e principal desafio foi gerar dinheiro novo ao Fortaleza.”

Ao longo da sua fala, Marcelo destacou vários pontos que, segundo ele, são valiosos no processo de gerir qualquer negócio. “É preciso estar perto, acompanhar, medir os resultados e a evolução, e saber a hora de mudar o planejamento, porque as variáveis, ao longo do tempo, também mudam. É preciso saber se adaptar e saber que você e sua equipe vão cometer erros. O mais importante é não se comprometer com os erros, mas com os aprendizados que eles trazem. É aprender rápido e transformar”.

Durante o evento, também houve uma apresentação musical da instituição Casa de Vovó Dedé. Ao final, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Inês Vale, ressaltou os próximos passos do Planejamento Estratégico a serem implementados pela Fazenda estadual.