Oficinas Regionais fortalecem construção do Planejamento Estratégico Sefaz 2031

25 de setembro de 2023 - 13:21 # # #

Cerca de 40 gestores de todas as regiões do estado participaram das discussões

Olhar no futuro. Esta é a ação guia para o Planejamento Estratégico 2031 da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, três Oficinas Regionais foram realizadas nas cidades de Russas, Sobral e Juazeiro do Norte, respectivamente, com gestores e pontos focais de diversas unidades de atendimento do estado.

Diferentemente dos anos anteriores, o planejamento segue uma estrutura de visão de futuro para os próximos oito anos, e não para o quadriênio. O secretário Fabrízio Gomes pontua a reforma tributária como o principal motivo para essa mudança. “A gente precisa entender essa transição tributária, essa transição federativa na qual estamos inseridos (…) eu sei que eu tenho uma equipe muito bem engajada, muito profissional. Uma equipe que, cada vez mais, se dedica à causa da Secretaria da Fazenda, se dedica ao povo cearense, trazendo grandes melhorias para toda a população”, ressaltou.

À frente do planejamento estratégico, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Inês Vale, lembra a necessidade de preparar a base para a nova forma de cobrar, monitorar e fiscalizar os impostos em seu novo formato. Para a gestora, as oficinas são um “convite à participação de todos os colaboradores da Sefaz a repensar os objetivos e iniciativas estratégicas para os próximos anos, uma vez que devemos nos adaptar cada vez mais rapidamente às mudanças que estão ocorrendo em todo o mundo”.

O orientador da Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) do município de Russas, Vandilson Paiva, enxerga essa ação de forma positiva e destaca a importância de diminuir os níveis entre as decisões e os locais de execução das atividades. “É importante a gente ter um foco de discussão, de debate”, reforçou.

As cidades-sede das Oficinas Regionais foram escolhidas de maneira estratégica, com intuito de reunir o maior número de colaboradores dos Postos Fiscais, Centrais, Núcleos de Atendimento e Monitoramento atuantes nas regiões do interior do estado. “Entramos em contato inicialmente com os gestores dessas regiões e da Sede para indicar o nosso interesse em incluí-los nesse processo. Nossa iniciativa foi muito bem recebida, e prontamente foram indicados outros gestores e pontos focais das equipes para que participassem”, comenta a orientadora da Célula de Planejamento (Ceplan), Natália Sardinha.

Próximas etapas

No dia 4 de outubro, a Sefaz-CE realiza oficina com os gestores das sedes e regiões metropolitanas. A consultoria EloGroup é parceira na execução das atividades do cronograma.