Evento “Conecte-se: Ceará 2050” discute o papel de plataforma colaborativa de planejamento estratégico

26 de setembro de 2023 - 13:17 # # #

Vanessa Alves* - Texto
Layla Galvão - Fotos

Mais de 100 pessoas participaram do momento, que contou com transmissão virtual e debate participativo sobre o tema

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), promoveu, na manhã da última sexta-feira (22/9), o evento “Conecte-se: Ceará 2050”, no auditório da sede III do Fisco Estadual. O objetivo era dialogar acerca da construção, das diretrizes e do funcionamento da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050.

Na abertura do momento, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, abordou a realização e a adaptação do planejamento a longo prazo. “Ainda que o mundo esteja mudando rapidamente, a adaptação às mudanças é muito mais fácil se um bom planejamento for feito. Como economista, percebo o planejamento como peça importantíssima no processo de evolução da sociedade, da economia, do Estado e da Sefaz”, ressaltou o titular da pasta.

O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), Jurandir Gurgel, falou sobre o diagnóstico, etapa estruturante do desenvolvimento da Plataforma Ceará 2050. “Para pensar o Ceará nos próximos 30 anos, é fundamental saber o que ocorreu nos 30 anos anteriores ao diagnóstico, incluindo as ações que deram certo, as lições aprendidas e o que pode ser aperfeiçoado”, explicou o gestor.

Para aprofundar a atuação da iniciativa de longo prazo, o arquiteto e consultor do Ceará 2050, Airton Montenegro, tratou das etapas do processo de planejamento da Plataforma, no qual estão presentes, por exemplo, o diagnóstico quantitativo e qualitativo, a concepção de futuro e os objetivos estratégicos, bem como o portfólio de programas. “Hoje o Ceará consegue colocar como destaque na atividade da gestão o aspecto de responsabilidade fiscal e está, gradativamente, realçando o modo de trabalhar com visão de longo prazo. Não é possível uma sociedade avançar se não houver bom diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, complementa.

Durante o painel de discussões com o titular da Sefaz-CE e o consultor Airton Montenegro, o coordenador geral do Ceará 2050, professor Barros Neto, elogiou a iniciativa da Secretaria de promover a discussão sobre perspectiva de longo prazo voltado para o estado nordestino e abordou o papel da governança compartilhada, por meio da exemplificação de como o governo do Estado lidou com a pandemia de Covid-19. Conforme Barros Neto, “o Ceará 2050 propõe uma governança de Estado, não de governo. As ideias [provenientes das gestões] vão e voltam, mas é importante mantermos os processos. No Ceará, a política educacional está enraizada na sociedade e isso é um trabalho de muitos anos. Ela dificilmente será quebrada por qualquer corrente política, pois a população já percebeu as vantagens dela.”

O evento integra o planejamento estratégico “Um olhar no futuro – Sefaz 2031” e é uma realização da Codip, com apoio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep). Para a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Inês Vale, “as reflexões geradas a partir das discussões foram muito positivas. Uma reflexão que eu gostaria de trazer é referente à compreensão do nosso propósito como órgão público no enfrentamento da fome, tema tratado durante a palestra do consultor Airton Montenegro. Temos tanto orgulho das nossas escolas públicas e privadas, mas ainda conversamos sobre um tema que não mais deveria existir, que é a fome do nosso povo.”

*Vanessa Alves, estagiária sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar.