Sefaz-CE participa de Seminário de Integração na Sefin de Pacatuba

17 de outubro de 2023 - 10:54 # #

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos

A gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, falou sobre toda a sistemática de arrecadação municipal e estadual, destacando a importância da educação dos cidadãos sobre o assunto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participou, na última quarta-feira (11/10), do Primeiro Seminário de Integração da Secretaria de Finanças (Sefin) de Pacatuba, no Portal do Turismo do município. Durante todo o dia, temas como educação fiscal, planejamento estratégico, código tributário, licitações e processo de despesa administrativa foram discutidos com servidores e colaboradores do órgão. A gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, proferiu palestra sobre transparência e gestão pública. 

Para o titular da pasta de Finanças de Pacatuba, Márcio Morais, também servidor fazendário, o dia de palestras e trocas de experiências foi transformador. Ele destacou também a importância do lançamento do programa Sefin Sustentável, durante o evento. “Todas as palestras e as plenárias nos permitiram explorar as várias áreas da Sefin, discutindo os desafios e as melhorias. O lançamento do programa refletiu o nosso compromisso ambiental. Acho que o Seminário uniu muito mais as equipes e promoveu uma visão compartilhada e colaborativa de Pacatuba.”

Em sua participação, a gestora Clarissa Barroso apresentou o tema “Educação Fiscal: Fortalecendo a Eficiência e a Transparência na Gestão Pública de Pacatuba” e enalteceu a postura ética que todos devem assumir dentro da Administração Pública. “A consciência de que trabalhamos para melhorar a vida das pessoas é fundamental e nos move em todos os nossos dias de trabalho”. Clarissa apresentou toda a sistemática de arrecadação municipal e estadual, destacando a educação dos cidadãos sobre o assunto e transparência dos processos realizados como principais estratégias para uma atuação fortalecida dos fiscos. “Tudo parte da informação. É preciso ajudar as pessoas a compreender que não há serviços públicos de qualidade sem arrecadação justa”, ressaltou.  

De acordo com o secretário Márcio Morais, o Seminário é parte de uma programação reflexiva sobre a rotina do Fisco municipal com vistas ao aperfeiçoamento das atividades. Segundo ele, a ideia é que, em 2024, seja implantado um núcleo de Educação Fiscal na secretaria. Participou também da manhã de integração a educadora fiscal da Sefaz-CE Carol Gomes.