Evento “Ser Fazendário” encerra atividades alusivas ao mês do servidor público

27 de outubro de 2023 - 14:02 # # #

Cássio Vasconcelos* e Hannah Freitas - Texto
Layla Galvão - Fotos

A programação da tarde comemorativa entre servidores e colaboradores contou com homenagens, palestra e pocket show

 

Na tarde dessa terça-feira (24/10), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu a 5ª edição do Ser Fazendário. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias e do Comércio do Estado do Ceará (Fiec) e prestou homenagem ao trabalho realizado pelas equipes do órgão, com destaque para as iniciativas inovadoras agraciadas com a Medalha de Mérito Funcional nos últimos 14 anos.

Durante a fala de abertura, o titular do Fisco Estadual, Fabrízio Gomes, falou da importância social exercida pela pasta. “Para mim, ser fazendário é estar em uma missão especial, na qual eu posso contribuir muito para a sociedade. Então, é um trabalho de muita dedicação ao Estado do Ceará, para que possamos prover os recursos necessários ao desenvolvimento das políticas públicas.”

 

Os secretários executivos reforçaram a importância de fortalecer a integração e parceria estabelecida entre a Sefaz-CE e os cidadãos cearenses. Na visão do secretário executivo do Tesouro e Metas Fiscais, Márcio Cardeal, é preciso refletir diariamente sobre o poder de contribuir com o avanço socioeconômico da população cearense: “Devemos incutir a consciência de que o nosso trabalho tem a capacidade de mudar a vida das pessoas, seja arrecadando de maneira justa ou mesmo gerindo os recursos do tesouro”, enfatizou.

 

 

À frente da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna, o secretário Saulo Toscano pontuou que os cidadãos integram a finalidade da atividade fiscal: “O que nos faz ter orgulho de ser fazendário, realmente, é como transformamos de modo positivo a vida das pessoas. É um trabalho que cada um de nós aqui faz juntos […] Precisamos ter essa conexão com quem está lá fora precisando do nosso trabalho.”

A secretária executiva da Receita, Liana Machado, destacou as características fundamentais que compõem os valores do ofício: “O servidor fazendário precisa ter um olhar profético para a realidade, entender que precisamos estar iluminados, observando a busca por novos horizontes. Devemos ter uma compreensão menos fragmentada de nossa realidade. Como fazendário, é importante compreender que muitas pessoas sofrem com a desigualdade. É com uma visão mais completa da realidade que conseguimos enxergar os nossos valores. Por isso, o ser fazendário exige que tenhamos valores fortes.”

O cearense Rosier Alexandre, quinto brasileiro a escalar a maior montanha do mundo, durante a palestra “Qual o seu Everest?”, incentivou os participantes a pensarem quais propósitos de vida os movem. “Independente da nossa idade, independente de estar na ativa economicamente, a gente deve ter um Everest que nos motive a acordar de manhã e dizer: ‘é por isso que eu luto!'”, instigou o montanhista. A tarde comemorativa terminou com pocket show animado da banda Os Transacionais.

A 5ª edição do Ser Fazendário foi organizada pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) e Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom).

 

*Cássio Vasconcelos é estagiário sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar