Planejamento Estratégico 2024 – 2031 da Sefaz-CE é lançado nessa terça (14/11)

17 de novembro de 2023 - 14:49 # # #

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos

O evento encerra o cronograma de atividades que foram cumpridas com todos os gestores da casa, ao longo deste semestre, nas unidades da Capital e do Interior

Com o tema “Um olhar no Futuro”, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lançou, oficialmente, nessa terça-feira (14/11), o Planejamento Estratégico de 2024 a 2031, no auditório da sede III. Reunindo lideranças do órgão, o momento contou também com a presença do titular da Fazenda, Fabrízio Gomes, e com os secretários executivos Guilherme França (Planejamento e Gestão Interna), Liana Machado (Receita Estadual) e Márcio Cardeal (Tesouro e Metas Fiscais).

O secretário Fabrízio enalteceu a colaboração e o esforço de todos os servidores e colaboradores da Secretaria para a concretização do Planejamento. Segundo ele, o documento, que deve nortear as ações dos próximos oito anos, é a luz de toda a Fazenda e a voz do povo. “O Planejamento é a nossa luz, a luz que nos traz também a voz do povo cearense que precisa de mais justiça, emprego e igualdade social. Essa voz deve ser o nosso guia e a razão para estarmos todos os dias trabalhando nesta casa. Nosso maior objetivo não é somente arrecadar, é melhorar a vida das pessoas.”

Na ocasião, o titular da Sefaz deu as boas-vindas ao novo secretário da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex PGI), Guilherme França, que assumiu neste novembro. Ao lado do ex-secretário executivo Saulo Toscano, e dos secretários Liana Machado e Márcio Cardeal, Guilherme acompanhou as apresentações de cada um dos seis principais objetivos que alinham o Mapa Estratégico à missão e à visão da Sefaz: 1) Fortalecer a relação fisco-contribuinte; 2) Estimular o engajamento do fazendário e reforçar o propósito público; 3) Estruturar um modelo tributário integrado e simplificado; 4) Estabelecer uma governança fiscal moderna e orientada a dados; 5) Aprimorar a gestão fiscal estadual; e 6) Alavancar a política estadual em energias renováveis e promover a sustentabilidade ambiental. Durante a reunião, foram apresentados também os resultados do último Planejamento Estratégico.

O evento de lançamento do Planejamento Estratégico 2024 – 2031 foi uma realização da Secex PGI, por meio da Célula de Planejamento (Ceplan), da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip); e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep).

O evento dessa terça-feira (14/11) encerra o cronograma que foi cumprido com todos os gestores da casa, ao longo deste semestre, nas unidades da Capital e do Interior, com o intuito de definir diretrizes, objetivos e iniciativas prioritárias de execução para os próximos anos. Relembre o percurso realizado:

Planejamento Estratégico Sefaz 2024 – 2031
Agosto
Lançamento do início da construção do Planejamento Estratégico com a palestra de Marcelo Paz.

Agosto / Setembro
Entrevistas com o secretário da Fazenda, com os secretários executivos e com atores externos.

Setembro
Oficinas regionais em Russas, Sobral e Juazeiro do Norte; debate com o professor Barros Neto sobre o Ceará 2050.

Oficinas com as unidades centrais e metropolitanas (Receita, Tesouro e PGI).

Evento de lançamento do Planejamento Estratégico 2024-2031 da Sefaz-CE.