Contribuintes cearenses são agraciados com Troféu Cinco Jangadas da Sefaz-CE
18 de março de 2024 - 15:33 ##Conformidade ##Paid'Égua ##Prêmio ##sefazce
Hannah Freitas - Texto
Layla Galvão - Fotos
Láizla Fernandes - Arte gráfica
Oito empresas e um contador foram homenageados em cerimônia na sede da Fisco
Melhorar a vida das pessoas, desenvolver e crescer o estado do Ceará. Assim foi definida pelo secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, a relação estabelecida no Programa de Conformidade Tributária Contribuinte Pai d’Égua entre empresas e Fisco.
Em discurso realizado na última sexta-feira (15/3), durante a solenidade de entrega do Troféu Cinco Jangadas 2023, o gestor celebrou a parceria entre os setores público e privado. “Eu agradeço a todos os contribuintes do estado do Ceará, porque a gente só consegue fazer política pública e melhorar a vida das pessoas graças a você [contribuinte], e graças a todos nós enquanto cidadãos”, enfatizou.
Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) para prestigiar as empresas com matriz no Ceará que se mantiveram na classificação máxima do Programa durante todo o ano de 2023 e que registraram maior representatividade na arrecadação tributária estadual dentro dos respectivos segmentos econômicos.
Houve ainda a concessão de destaques para três categorias especiais, sendo elas: contribuinte 5 Jangadas com maior número de cupons cadastrados no Sua Nota Tem Valor; empresa contábil com maior número de clientes 5 Jangadas; e destaque ao contador com maior quantitativo de empresas com esta classificação máximo do programa.
Confira os agraciados
Mudança de cultura
À frente do Pai d’Égua, Najla Cavalcante, coordenadora de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária (Cores), explicou o propósito da iniciativa de estimular autorregularização e conformidade fiscal, “estabelecendo instrumentos para aprimorar a relação entre os contribuintes e a administração tributária. Ao conceder tratamento diferenciado aos que cumprem regularmente suas obrigações tributárias, a Sefaz pretende promover um ambiente de justiça fiscal”.
Para a secretária executiva da Receita Estadual, Liana Machado, a conformidade é uma dinâmica mundial. “De repente, os contribuintes passam a entender a função social do tributo; passam a compreender a importância de realmente construir juntos uma sociedade mais justa e mais solidária”, ressaltou a fazendária.
Participantes
A solenidade também contou com apresentação do Coral dos Fazendários, que comemorou 30 anos de existência no ano passado.
Estiveram presentes ainda o presidente do Conselho de Finanças e Tributação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Emílio Moraes; a presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Márcia Ximenes; a diretora de Comunicação e Eventos da Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), Isabel Pires; o gerente geral da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Tiago Andrade Teixeira; o diretor da Fundação Sintaf, Liduíno Lopes de Brito; o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o Secretário Executivo de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes de Sousa; o procurador-geral executivo de Consultoria e Contencioso Tributário, André Luiz Sienkievicz Machado; e o secretário de Finanças de São Gonçalo do Amarante, Tales Matos.