Sefaz Ceará publica Balanço Geral do Estado de 2023

8 de abril de 2024 - 14:50 #

Cássio Vasconcelos, estagiário sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Thiago Medeiros - Arte Gráfica

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou nesta segunda-feira (08/04) o Balanço Geral do Estado (BGE – 2023). Com o objetivo de prestar contas à sociedade, o documento, disponível neste site, apresenta anualmente todas as informações fiscais, contábeis e financeiras do Estado exigidas por lei.

Conforme o titular da pasta, Fabrízio Gomes, o BGE é uma importante ferramenta de transparência para o exercício da cidadania. “Apresentar esses dados e avaliações, explicados com rigor técnico e nitidez, é condição necessária para a fiscalização sobre a origem e o destino dos recursos públicos. Nesse sentido, a esfera pública pode conferir e debater os bons resultados do Ceará na consolidação do equilíbrio fiscal”.

Para o contador geral do Estado, Saulo Braga, esses resultados são fruto do empenho da Fazenda Estadual em cumprir com a missão de arrecadar com justiça. “Essa prestação de contas tem por objetivo promover a transparência, responsabilização, tomada de decisão, controle social, confiabilidade e evolução no processo de melhoria dos serviços públicos, capaz de proporcionar o bem-estar social”, destacou.

O documento foi entregue, no último dia 04/04, à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado.