Evento da Sefaz-CE homenageia aposentados e celebra três décadas do Coral dos Fazendários
20 de setembro de 2024 - 18:33 ##Homenagem #aposentados #Coral dos Fazendários #Sefaz Ceará
Vanessa Alves, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Rachel Lima - Ascom Aafec - Fotos
Momento contou com transmissão virtual e repertório histórico do Coral
No auditório da sede III, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), um evento para celebrar a trajetória e o legado dos aposentados da instituição e das três décadas do Coral dos Fazendários.
Em fala de homenagem aos aposentados, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, salientou a importância da experiência deles para a assimilação da Reforma Tributária pelo Fisco estadual. Para o titular da pasta, “não existe futuro sem aproveitarmos a experiência do passado”. Ele também homenageou a maestrina do Coral dos Fazendários, Aparecida Silvino, e elogiou as mensagens presentes nas músicas interpretadas pelo grupo.
A fala de abertura da solenidade foi da secretária executiva da Receita estadual, Liana Machado, que exaltou a doação dos recém-aposentados aos anos de serviço público na Sefaz. “Hoje celebramos e agradecemos a cada um de vocês, recém-aposentados, que, com suas vidas e dedicação, ajudaram, ajudam e ajudarão a escrever a história dessa casa. Para vocês, este é um rito de passagem, que nasce para uma nova fase”, afirmou a gestora.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França, expressou admiração por Aparecida Silvino e destacou a relevância da atividade desempenhada pelo Coral. “Saúde mental faz parte das necessidades que o servidor precisa cuidar, e o Coral é uma fonte dela. Há conversas, troca de experiências, e a música externaliza isso, trazendo um sentimento bom”, pontuou Guilherme França. O secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais, Márcio Cardeal, também esteve presente na celebração.
Dever cumprido
Foram agraciados os fazendários aposentados no período de agosto de 2023 a julho de 2024, que receberam placas de homenagem e posaram para foto oficial ao lado dos secretários executivos Márcio Cardeal, Liana Machado e Guilherme França. Além desses 28 recém-aposentados, o servidor lotado no Posto Fiscal do Crato, Luiz Oalder Sampaio, falecido neste ano, recebeu uma homenagem póstuma na ocasião.
Representante dos recém-aposentados, a servidora Sandra Machado agradeceu a sensibilidade dos gestores da Sefaz-CE por pensarem no evento de honra aos aposentados. “Cumprimos o dever na dimensão profissional e contribuímos na dimensão humana. Conquistamos a possibilidade de sermos não agentes, mas alvos da qualidade do serviço público. A corrida continua. O bastão só está trocando de mãos”, acrescentou Sandra Machado.
Foi transmitido um vídeo produzido pela Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), feito em homenagem à trajetória profissional da presidente da organização, Márcia Ximenes, que demonstrou gratidão pela surpresa. Ela recebeu ainda uma placa da Sefaz-CE condecorando o trabalho dela em prol da saúde e do bem-estar dos aposentados fazendários.
Som de ontem e de hoje
O Coral dos Fazendários entoou a canção “Maior”, dos artistas Dani Black e Milton Nascimento, sendo acompanhado pelo som do guitarrista Mimi Rocha e banda, os quais também fizeram a acolhida musical da festividade. A mesma parceria entre os grupos animou os presentes no auditório quando tocou um repertório especial, com músicas que marcaram as três décadas de existência do Coral, como “Sina”, do cantor Djavan. Todos os nove coordenadores da história do Coral receberam placas de congratulação.
Participação
Além da AAFEC, marcaram presença na cerimônia o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) a Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), a União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (UFFEC) e a Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural. O secretário executivo Guilherme França enfatizou o papel dessas instituições para o momento de transição dos servidores ativos que passam a ser aposentados, de modo que estes continuem desenvolvendo as próprias atividades.
A coordenadora de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Guirlanda Ponte, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ex-secretária da Sefaz-CE, Fernanda Pacobahyba, também participaram do evento.
A cerimônia foi uma realização da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep).