Sefaz-CE e AAFEC lançam programas de entrevistas audiovisuais

9 de outubro de 2024 - 10:13 # # # # #

Vanessa Alves, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas - Texto
Layla Galvão - Fotos


Projetos foram viabilizados a partir de acordo de cooperação técnica entre o Fisco e a Associação

Na manhã desta terça-feira (08/10), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC) lançaram, na sede desta última, os programas de entrevistas audiovisuais “Memória Fazendária Cearense” e “Ilustres Fazendários Cearenses”. O objetivo dos projetos é valorizar a memória, a oralidade e as experiências profissionais dos fazendários, sendo iniciativas conduzidas pelo Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Sefaz e Centro de Memória da Fazenda (CM) e patrocinadas pela AAFEC.

“Não contamos nem fazemos história sozinhos. Contamos e fazemos história juntos. Cada fazendário aqui presente é ilustre. Iremos viver uma nova realidade com o IBS [Imposto sobre Bens e Serviços] e precisaremos da história de cada um para servir de farol. Então, esses dois projetos devem ser um norte para que possamos viver uma história que tem início, meio e que não terá fim, pois a Secretaria da Fazenda é fundamental para que as políticas públicas do Ceará sejam executadas”, afirmou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Guilherme França.

Para a supervisora do Nucif, Clarissa Barroso, “os programas fortalecem a compreensão acerca do trabalho dos servidores fazendários, conectam o Estado e a sociedade e demonstram reconhecimento e respeito ao legado dos aposentados da Fazenda”.

Lotados no Nucif, os servidores Gerson do Vale e Newton Mourão são os responsáveis pela realização das entrevistas audiovisuais. “No programa ‘Ilustres Fazendários Cearenses’, servidores aposentados falam sobre pessoas, hoje já falecidas, que foram de grande relevância para o desempenho do Fisco cearense”, pontuou Newton Mourão. Os dois programas visam mostrar como era a vida dos fazendários do Ceará em décadas passadas.

Conforme o servidor Gerson do Vale, “muito da história sobre a Secretaria da Fazenda virá à tona, revelada por esses desbravadores que um dia estiveram exercendo funções fiscais”.

Memória, afeto e cultura

A presidente da AAFEC, Márcia Ximenes, expressou alegria com os lançamentos. “Estamos em festa. Há muitos anos era um sonho resgatar a memória da Secretaria da Fazenda. A união da família fazendária é que resulta em produtos dessa natureza, que vêm transferindo essa memória de geração a geração. Quem se aposenta sabe o quanto valeu a pena estar na Secretaria da Fazenda, e esse afeto é demonstrado por meio da oralidade nos programas audiovisuais”.

A vice-presidente da AAFEC e participante da primeira entrevista do “Memória Fazendária Cearense”, Wilca Hempel, comentou o sentimento de pertencimento nas vidas pessoais dos servidores a partir da cultura. “Em nossa gestão, a cultura tem sido uma pauta constante, pois promove a aproximação entre os servidores ativos e os aposentados”, complementou.

Além de um panorama da linha do tempo da história da Sefaz-CE e da AAFEC, houve apresentação de trechos das primeiras entrevistas dos dois projetos divulgados e relatos de lembranças positivas relacionadas à Sefaz.

Também participaram do evento o servidor aposentado Carlos Alberto Mendonça, representando os associados da AAFEC e participante da primeira entrevista do “Memória Fazendária Cearense”; o diretor executivo da Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), Juracy Soares. Também estiveram presentes a diretora executiva da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Yolita Sá; o diretor de Organização do Sindicato dos Fazendários do Estado do Ceará (Sintaf), Carlos Brasil; o diretor geral da Fundação Sintaf, Liduíno Lopes de Brito.