Evento “Outubro Rosa: Desafios e Superação” promove diálogo sobre autocuidado

23 de outubro de 2024 - 14:34 # #

Vanessa Alves - Texto
Layla Galvão - Fotos

Seminário contou com transmissão virtual, momento para tirar dúvidas e sorteio de brindes

Com três palestras ministradas na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou o evento “Outubro Rosa: Desafios e Superação”, em alusão ao movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. O objetivo do seminário, ocorrido no auditório da sede III do Fisco estadual, foi reforçar o diálogo e a compreensão acerca dos temas da campanha, promovendo o autocuidado entre os servidores e colaboradores fazendários.

Na fala de abertura, o orientador da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Augusto Figueiredo, destacou a necessidade de engajamento tanto de mulheres como de homens na campanha “Outubro Rosa”, além de citar a parceria da Sefaz e da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz) para a realização do seminário. “Neste ano, resolvemos juntar forças para potencializar o efeito desse evento, que tem uma multiplicação exponencial quando conseguimos agregar forças para conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama”, pontuou o servidor.

Ministrando a palestra “Outubro Rosa: Os Desafios do Câncer de Mama”, o médico mastologista Ercio Ferreira Gomes abordou dados do câncer de mama no Ceará e no Brasil, fatores de risco, desinformação e prevenção primária e secundária. “O medo do diagnóstico se mostra como o maior fator dificultador no rastreamento do câncer de mama. Apesar da busca ativa, como a feita pela Cafaz [para a realização da mamografia], há muitos mamógrafos subutilizados na rede pública”, complementou o médico.

A enfermeira Trícia Herculano ficou responsável pela palestra “Pratique a Arte de se Cuidar – Prevenção do Câncer do Colo do Útero, DST e Higiene Íntima”. Ela falou sobre o que é o câncer do colo do útero, os fatores de risco, como a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), sintomas e sinais de alerta, métodos de prevenção e rastreio, bem como cuidados de higiene íntima, sintomas e a diferenciação entre os termos infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Conforme a profissional, “o câncer de colo do útero costuma ser bastante silencioso no começo. Quando os sintomas se manifestam, é comum que a doença já esteja mais avançada. Por isso, precisamos fortalecer o rastreamento”.

“Além do Rosa: A Jornada do Autocuidado e Superação”

Na palestra, a servidora Joelina Barros compartilhou a própria experiência com o câncer de mama, ressaltando a importância do cuidado integral com a saúde e da resiliência para lidar com o diagnóstico e o tratamento. Ela apresentou o autocuidado nas dimensões física, emocional e espiritual. “Precisamos conhecer nossos próprios pontos fortes e fracos para enfrentar o medo relacionado ao câncer. Coragem é aceitar as vulnerabilidades, a necessidade de ajuda. Não podemos começar a cuidar da saúde só quando precisamos dela”, salientou Joelina Barros.

Os três palestrantes receberam certificados de participação e agradecimento. Os fazendários Luiz Fernando e Carlos Alberto também marcaram presença no momento, fazendo a acolhida musical com o saxofone e a guitarra, respectivamente. O servidor aposentado Luis Pontes foi homenageado pelo trabalho na Cafaz, recebendo placa e camisas personalizadas. O seminário foi uma realização da Sefaz-CE, por meio do Serviço Psicossocial, em parceria com a Cafaz, instituição representada no encontro pela diretoria – o presidente, Kleber Silveira; a diretora executiva, Yolita Sá; a diretora financeira, Ivany Araújo.