Sefaz-CE apresenta ao FNDE iniciativas de desenvolvimento de pessoas
28 de novembro de 2024 - 09:33 #Desenvolvimento de Pessoas #FNDE #Gestão de Pessoas #Sefaz Ceará #Visita
Vanessa Alves - Texto
Bárbara Barbosa e Joziane Pontes - Fotos
Além de participar de diálogo sobre gestão de pessoas, os representantes do FNDE conheceram o Centro de Memória da Fazenda
Nestas terça (26) e quarta-feira (27), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu, nas sedes I e III, a visita de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro visou apresentar à equipe do FNDE os projetos fazendários de desenvolvimento de pessoas.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França, participou da acolhida aos visitantes do FNDE, explicou o organograma da Sefaz e enfatizou a importância de conhecer os resultados do trabalho do órgão tributário para o desenvolvimento de políticas públicas, indo além da arrecadação. “Temos buscado conhecer e mostrar o impacto da Sefaz no âmbito social, o que fortalece o nosso propósito público”, destacou o gestor.
Também participante do momento, a coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Isabelle Gomes, apresentou dados relativos ao quadro funcional da Fazenda estadual, a exemplo do número de servidores e colaboradores, bem como o projeto estratégico “VoSefazParte” e o portal de Gestão de Pessoas. “São competências da Cogep a gestão da vida funcional do servidor; contratação, monitoramento e fiscalização da terceirização; atendimento psicossocial; capacitações; seleção e acompanhamento dos estagiários”, exemplificou a servidora.
Já o orientador da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), integrante da estrutura da Cogep, Augusto Figueirêdo, e as servidoras lotadas na célula, Germana Belchior e Aurelina Farias, abordaram experiências de projetos e competências da área. Germana Belchior, que apresentou também a missão, a visão e os valores tanto da Cedep como da Sefaz, comentou as políticas de gestão de pessoas e os projetos de treinamento e desenvolvimento que estão em andamento na unidade.
A fazendária Dulce Ane Lucena, ex-diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), esteve presente na ocasião e compartilhou vivências de gestão de pessoas do Estado. Houve ainda a participação da servidora Rozelha Pontes e da colaboradora Georgia Ribeiro, que apresentaram a estruturação do Serviço Psicossocial e do Programa de Saúde e Qualidade de Vida, bem como da equipe do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), a qual guiou os visitantes pelo Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural do Fisco cearense, proporcionando conhecimentos sobre educação fiscal e história do Ceará. Além disso, a visita incluiu um tour pelas salas de treinamento e o auditório da Secretaria.
Troca de experiências
Representando o FNDE, visitaram a Sefaz a diretora de Administração, Leilane Barradas, e o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Gleison Costa. Eles também dividiram com os fazendários a estrutura organizacional da autarquia federal e práticas relacionadas, por exemplo, à ambientação de novos servidores.
Para Leilane Barradas, “tem sido uma experiência muito interessante conhecer a realidade, os projetos e os programas desenvolvidos pela Sefaz-CE no sentido de aprendizado e troca de informações entre as unidades. Pensar em como outras instituições funcionam nos ajuda a melhorar a nossa. Então, estamos muito felizes de estar aqui [na Sefaz] e de levar inovações para o FNDE, não só na área de gestão de pessoas, mas na área de administração interna como um todo”.Assim como a diretora de Administração do FNDE, o coordenador-geral Gleison Costa elogiou o encontro e expressou a percepção de que, apesar de a Sefaz-CE e o FNDE atuarem em esferas de governo diferentes, as instituições possuem pontos em comum, como alguns desafios enfrentados.
“Ver como a Secretaria da Fazenda do Ceará encara o servidor público e se compromete a prestar o melhor serviço para as pessoas, pensando não apenas nas sedes, mas também nas pontas, mostra que o cuidado precisa ser personalizado e pensado em cada uma das realidades. É fundamental levarmos isso para nossas práticas [do FNDE], pois, embora todos os servidores estejam no mesmo espaço físico, apresentam demandas diferentes. Ver que a Sefaz-CE pensa bastante nesse cuidado personalizado é muito importante para melhorarmos nossos serviços lá [no FNDE] também”, ressaltou Gleison Costa.