Lideranças femininas dialogam em roda de conversa na Sefaz-CE
13 de março de 2025 - 10:29 #Dia da Mulher #Dia Internacional da Mulher #Liderança Feminina #Roda de conversa #Sefaz Ceará
Vanessa Alves - Texto
Bárbara Barbosa - Fotos
Programação alusiva ao Dia Internacional das Mulheres contemplou também exposição artística
O evento “Liderança Feminina: Desafios e Conquistas” reuniu servidores e colaboradores no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), na tarde desta terça-feira (11), além de ter sido transmitido virtualmente. Mediada pela secretária executiva da Receita Estadual, Liana Machado, a roda de conversa com lideranças institucionais femininas visou dialogar sobre as trajetórias e reflexões das participantes.
Na fala de abertura, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, comentou a presença feminina na própria vida e na liderança do Fisco estadual. “A alta gestão da Sefaz tem dois homens e duas mulheres. Considero importante esse equilíbrio e agradeço o trabalho das mulheres nesta gestão”, afirmou.
Vivências
A secretária executiva da Receita Estadual e mediadora da roda de conversa, Liana Machado, destacou a reconstrução da sociedade, contexto no qual as mulheres ocupam cargos de liderança. Conforme a gestora, “às vezes, nesses casos, as mulheres são muito duras consigo mesmas, buscando a perfeição, então precisamos realmente desaprender para reaprender”.
Participante da roda de conversa, a secretária executiva do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Roberta Pita, pontuou a ampla força de trabalho feminina na Sefaz-CE, que, muitas vezes, precisa conciliar a profissão com estudos e maternidade. “Com olhar atento e acolhedor, mulheres e homens podem se complementar e aprender o que querem ou não repetir. Assim, conseguimos nos posicionar de uma maneira mais empática, acolhedora e generosa”, ressaltou.
Além das secretárias executivas, participaram da roda de conversa compartilhando experiências e reflexões a presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), Márcia Ximenes; a apresentadora de podcast e única mulher a presidir a Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), Isabel Pires; a auditora fiscal Raimunda Medeiros e a supervisora do Núcleo de Atendimento (Nuat) Brejo Santo, Eliana Alencar.
Houve ainda sessão de perguntas e respostas, bem como apresentação musical dos fazendários Carlos Alberto, Roberto Severiano, Leia Mesquita e Wellington Matias. O evento foi uma realização da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI) da Sefaz, por meio da Coordenadoria de Eventos, em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), do Serviço Psicossocial e com colaboração da AAFEC.
Exposição de arte
O legado artístico da servidora Eneida Teixeira foi homenageado no mesmo dia (11) da roda de conversa, com exposição dos quadros dela. Também foram expostas obras dos servidores Ana Virgínia Gurgel, Dulce Ane Lucena e Pedro Barros. A servidora Erilene Holanda também esteve presente e apresentou bonecas de pano e fuxico feitas pelas artesãs do projeto “Fuxico para Cidadania”, realizado em uma comunidade rural em Quixadá, onde Erilene atua como voluntária. Viabilizado a partir dos recursos financeiros provenientes do programa Sua Nota Tem Valor, iniciativa do Governo do Estado do Ceará desenvolvida pela Sefaz, o “Fuxico para Cidadania” utiliza materiais doados pela indústria de confecção que seriam descartados e ajuda a gerar renda para as mulheres que vivem na comunidade.