Sefaz promove encontro entre estagiários para debate sobre inteligência emocional
31 de março de 2025 - 08:30 ##inteligênciaemocional ##programadeestágio ##sefazce
Cássio Vasconcelos - Texto
Bárbara Barbosa - Fotos
A iniciativa faz parte de ações voltadas ao programa de desenvolvimento dos estagiários
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), realizou na última sexta-feira (28/3) um encontro entre os estagiários de nível superior da instituição. Com o objetivo de promover a integração entre as equipes e a reflexão sobre os aspectos interpessoais no ambiente de trabalho, o momento ocorreu na Sede III do Fisco Estadual e contou com a participação de 12 estagiários.
O orientador da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Carlos Augusto Figueiredo, reforçou a oportunidade de estreitar laços entre as equipes, aperfeiçoando o programa de estágio da Fazenda cearense. “O que fazemos no trabalho impacta a vida das pessoas, principalmente no serviço público. Com o trabalho nós podemos sim mudar as coisas pra melhor. Aproveitem esse momento para se desenvolver e se preparar para as experiências do futuro”, pontuou o servidor.
Inteligência emocional e comunicação assertiva
Na ocasião, a psicóloga Fabiana Oliveira abordou temas como inteligência emocional e comunicação assertiva, também realizando dinâmicas de grupo para explicar a importância do trabalho em equipe e do autoconhecimento. “Será que nós conhecemos nossas emoções? Compreendê-las é um processo longo. Se eu tenho um mindset [mentalidade] aberto para aprender, para me desenvolver, então eu vou ser um profissional e uma pessoa cada vez melhor”, destacou a psicóloga.
Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Salmito, o encontro trouxe reflexões importantes sobre autoconhecimento. “Compreender as emoções, tanto as nossas quanto as dos outros, ajuda a ter uma boa dinâmica, a reduzir o número de brigas e conflitos. Acredito que o aprendizado maior é sobre isso – tentar entender e se colocar no lugar do outro para poder entender a si mesmo”, declarou a estagiária lotada na Célula de Infraestrutura (Ceinf).
Conforme o estudante de Administração Pública, Elias Gleizer, o aprendizado sobre comunicação e relações interpessoais foi um ponto de destaque. “Foi ótimo, adquiri muito conhecimento e até mesmo sobre como me comunicar e como me comportar para ter uma comunicação assertiva com meus colegas de trabalho, buscando resultados positivos. Na área de Administração, a comunicação é fundamental para saber lidar com pessoas ”, resumiu o estagiário lotado no Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif).
O conceito de inteligência emocional foi popularizado pelo psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman. Em seu livro “Inteligência emocional – por que ela pode ser mais importante que o QI”, publicado pela primeira vez em 1995, o autor aborda temas como autoconhecimento e autocontrole emocional, motivação, empatia e habilidades sociais.