Sefaz reforça propósito público com oficinas e visita a unidade do Ceará Sem Fome

14 de agosto de 2025 - 15:00 # # # # # #

Vanessa Alves - Texto
Bárbara Barbosa - Fotos

Equipe do Tesouro Estadual participou da programação

Os dias 11, 12 e 13 de agosto contaram com programação voltada para proporcionar reflexões sobre o propósito no serviço público. O objetivo foi possibilitar aos servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) a percepção e a vivência do sentido e da importância do trabalho realizado para a missão do órgão, que é “melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade”.

Por meio do projeto “Serviço Público com Propósito”, a equipe da Coordenadoria de Gestão Financeira (Cogef) da Sefaz participou, na segunda-feira (11/08), da oficina “Propósito Público”, ministrada pelas servidoras Germana Belchior e Aurelina Farias, lotadas na Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), a qual conduz o projeto com a Cogef.

No dia 13 de agosto, a equipe da Cogef, liderada pelo servidor Saulo Toscano, visitou a Padaria Dom Fragoso Sabor e Vida, no bairro Barroso, onde funciona uma cozinha comunitária do programa Ceará Sem Fome, conduzida por Dona Leda Mourão. Cada cozinha do programa produz e entrega diariamente cem refeições aos beneficiários, os quais, assim como os voluntários e os agentes populares de segurança alimentar, podem participar de cursos gratuitos em diversas áreas para se profissionalizar.

Impacto e propósito na prática

Titular da Secretaria Executiva que abrange a Cogef, a secretária executiva do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Roberta Pita, participou da visita e ressaltou a parceria público-privada observada no programa, em que os recursos são públicos, mas o dia a dia operacional é feito por pessoas físicas preocupadas com a situação das comunidades em que transitam. “As pessoas estão alimentadas para ter sustento, coragem, conseguir se mexer, ter um trabalho, porque com fome ninguém consegue fazer nada”, destacou.

Para o titular da Cogef, Saulo Toscano, a visita a uma cozinha do Ceará Sem Fome foi essencial para a equipe conhecer o verdadeiro desdobramento do próprio trabalho, assim como ocorreu na visita ao Complexo Social Mais Infância João XXIII, gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em 2024.

“À medida que fazemos bem nosso trabalho de gestão financeira, participamos ativamente desta ação e de todas as outras do Estado. Sendo uma área-meio, que deve apoiar e estruturar o programa, podemos ser transversais e participar das ações do Ceará Sem Fome, que é uma política pública de sucesso, além de ações da saúde e da educação, por exemplo”, complementou.

Dignidade e oportunidades

A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, também marcou presença na visita e afirmou que “as cozinhas vêm para trazer dignidade e são portas de entrada para outras políticas públicas, indo além da entrega de comida”.

Foi por meio de cursos voltados para temáticas como tortas e bolos, padaria artesanal e empreendedorismo que a cozinha de Dona Leda, além de funcionar como unidade social produtora de refeições (USPR), passou a funcionar como padaria, sendo inaugurada oficialmente durante a visita da Sefaz e gerando renda para comunidade com o trabalho de Leda e mais cinco pessoas.

Dona Leda Mourão contou que visita diversas residências do bairro para conhecer a realidade dos habitantes e presencia mudança positiva a partir do programa, que representa “as políticas públicas voltando para as mãos dos mais vulneráveis. Comecei a lutar para que essa cozinha atingisse a camada mais vulnerável, que eram os catadores de materiais recicláveis. Comida é vida”. Ela também descreveu a inauguração da padaria como a realização de um sonho antigo.

Programação além da visita

No dia 11 de agosto, a Cogef participou de oficina ministrada pela servidora Germana Belchior, na qual ela fez uma retrospectiva de ação com temática semelhante promovida por ela para a Cogef em 2024, organizou dinâmicas em grupo e abordou a atuação ética, íntegra e transparente do servidor cidadão. “As pessoas que têm propósito têm muito mais resiliência e capacidade de redirecionar rota do que aquelas que não percebem a importância do trabalho que fazem”, pontuou Germana.

Dentro da iniciativa “Serviço Público com Propósito”, a Cogef também participou, no dia 12 de agosto, de apresentação do programa Ceará Sem Fome, guiada pela assessora jurídica Vanessa Xavier e pelo nutricionista Davi Monte, representantes da SPS e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), respectivamente. Na ocasião, eles apresentaram a atuação intersetorial entre os órgãos públicos para o desenvolvimento do programa, o cartão Ceará Sem Fome para compra de alimentos, dados sobre segurança alimentar nos domicílios cearenses e composição nutricional das refeições.