19ª Primavera dos Museus: Sefaz-CE promove debate sobre mudanças climáticas

29 de setembro de 2025 - 13:15 # # # # # #

Cássio Vasconcelos - Texto
Bárbara Barbosa - Fotos

No Dia da Sustentabilidade, evento disseminou o conceito de economia verde como fonte de renda, emprego e inovação

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) finalizou a programação da 19ª Primavera dos Museus com uma roda de conversa sobre mudanças climáticas. Na última quinta-feira (25/09), no Auditório da Sefaz, alunos da rede pública e agentes do terceiro setor participaram do debate organizado pela equipe educativa do Centro de Memória da Fazenda (CM) e pelo programa de sustentabilidade da Sefaz (3S). 

O objetivo do encontro foi discutir a agenda ambiental no contexto das comunidades cearenses. A conversa desenvolveu tópicos como transição energética, relação entre consumo e emissão de gases poluentes, preservação da biodiversidade, ciclo de logística reversa e os benefícios socioambientais e econômicos da reciclagem.

Economia e meio ambiente em convergência

A coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Sefaz, Adriana Reis, falou sobre como é necessária uma mudança na cadeia produtiva global e nos hábitos de consumo. Conforme a servidora fazendária, a economia linear deve ser substituída por um modelo circular, no qual os produtos são reaproveitados como matéria prima, gerando redução de custo e oportunidade de renda para as comunidades do Estado.

“O destino final do produto deve ter um desperdício mínimo. Esse ciclo de logística reversa é importante porque evita que novos materiais saiam da natureza para fazer novos bens. É possível ter desenvolvimento e ter crescimento também cuidando do meio ambiente. Muitos países já estão utilizando tecnologia em favor dessa ideia”, explicou a gestora do 3S.

Sefaz Solidária e Sustentável

O programa 3S foi instituído na Sefaz-CE no ano de 2020 e em 2023 foi criado o Comitê de Sustentabilidade. Em 2024, houve a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública(A3P). No mesmo ano foi publicada a Portaria n.º 158, que trata de aquisições sustentáveis e rendeu duas premiações no 10º Prêmio A3P.

Outro reconhecimento veio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, com o Selo TCE Ceará Sustentável. As ações desenvolvidas pelo programa, premiado nacional e regionalmente, incluem, além da Portaria n.º 158/2024, também o Programa REU$E, iniciativa que visa a doação de bens permanentes e de consumo.

Germinando a consciência do futuro

O debate contou com a participação de alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, do bairro de Messejana, e da Associação Integrassol, sediada no Planalto Ayrton Senna. Na entrada do encontro, o público recebeu uma folha de papel semente para o cultivo de manjericão.

Conforme o Coordenador do Núcleo Educativo, Acervo e Pesquisa do CM, Fabrício Monteiro, o encontro foi fundamental para disseminar a cidadania ativa por meio da educação ambiental. 

“É bom incentivar, seja nos grupos de amigos ou na própria família, a responsabilidade de cuidar. É importante que a gente dissemine essa ideia. A conscientização e a palavra são sementes que motivam e fazem toda a diferença”, refletiu o educador.

Neste ano, a 19ª Primavera dos Museus teve como tema “Museus e mudanças climáticas”. Ao longo da semana, como parte das ações da programação especial, o CM distribuiu 60 mudas de plantas nativas aos visitantes do equipamento cultural, disseminando a cultura da sustentabilidade.