Sefaz-CE celebra legado profissional em homenagem aos fazendários aposentados
10 de outubro de 2025 - 11:11 ##Homenagem ##sefazce #aposentados #Serviçopúblico
Cássio Vasconcelos - Texto
Layla Galvão - Fotos
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), na tarde desta quinta-feira (09/10), realizou um evento em homenagem aos fazendários aposentados. O encontro no Auditório da Sede III foi marcado pela celebração do legado profissional, reconhecendo pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da instituição e das políticas públicas do Estado.
A secretária-executiva do Tesouro, Roberta Pita, ressaltou as qualidades das gerações fazendárias anteriores, que servem de referência às mais novas, valorizando a experiência e as trajetórias de dedicação ao serviço público.
“A aposentadoria é, antes de tudo, reconhecimento. Reconhecimento por cada desafio superado, por cada contribuição dada ao fortalecimento de nossa instituição e, principalmente, por ter ajudado a construir a história da Sefaz. Cada um de vocês deixa um legado importante, de responsabilidade, ética e espírito público, para inspirar as gerações que permanecem em atividade”, refletiu a titular do Tesouro.
“Tempo de plantar e tempo de colher”
A edição deste ano teve como diferencial a participação de servidores aposentados em uma roda de conversa sobre “A Jornada na Sefaz: desafios, mudanças e legado profissional”. Debatendo percursos e experiências, o circuito de diálogos foi composto por Raimunda Elianir Cavalcante de Castro, Márcia Morais Ximenes Mendes, Maria Dolores Pereira, Pedro Júnior Nunes da Silva e Sandra Maria Machado Olímpio, com a mediação da secretária-executiva Roberta Pita.
A servidora recém aposentada, Elianir de Castro, discursou em nome dos colegas. “Cada um de nós que se despede nesse período carrega expectativas diferentes. A aposentadoria não é um ponto final, mas uma vírgula. Por isso sigo o pensamento de que parar jamais, porque a vida continua; há muito o que fazer e o que compartilhar”, ponderou.
“Se reconhecer no trabalho do outro”
O secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna (PGI), Guilherme França, falou sobre a importância de considerar os fazendários aposentados como referência de trabalho e dedicação ao serviço público.
“Esse momento é um dos momentos mais emocionantes que vivemos ao longo do ano, porque é uma oportunidade de homenagear os nossos mestres. Pode ter certeza que todos nós aqui devemos nosso conhecimento a vocês. Não podemos falar de futuro sem olhar para o passado”, salientou o executivo da PGI.
Celebrando a memória, reconhecendo o legado
Na ocasião, os secretários-executivos entregaram as condecorações em homenagem aos aposentados entre o período de agosto de 2024 e julho de 2025.
Com espírito de “gratidão, afeto e profundo respeito”, colegas também prestaram homenagem especial à memória de fazendários falecidos este ano. Fernando Carvalho de Brito e Terezinha Nadja Braga Holanda foram representados, respectivamente, por Rosana Oliveira de Brito e Nadiele Braga Holanda, que receberam as condecorações em honra aos entes queridos.
Parcerias
O evento contou com o apoio da Associação dos Fazendários Aposentados Estaduais do Ceará (Aafec) e do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). O momento incluiu as apresentações musicais do servidor Luiz Fernando, no saxofone, e do Coral dos Fazendários, com regência da Maestrina Aparecida Silvino.
Também estiveram presentes a diretora de aposentados da Auditece, Regina Lúcia Pires de Carvalho; o diretor geral da fundação Sintaf, Liduíno Lopes de Brito; e o diretor de organização do Sintaf, Carlos Brasil Gouveia.