| Centro de Memória da Fazenda

 

 

O Centro de Memória da Fazenda é um espaço de educação fiscal e memória fazendária, um equipamento que tem por objetivo preservar, valorizar e difundir o acervo histórico da Secretaria da Fazenda, bem como ser um espaço para a promoção da cidadania fiscal por meio da realização de ações educativas e culturais.

 

Com sede no Palácio da Fazenda, no edifício Sede I, o Centro é testemunha da história. O prédio foi o primeiro tombado no Estado do Ceará pelo Serviço do Patrimônio Histórico Estadual por sua beleza arquitetônica e por sua importância histórica, artística, cultural e turística.

 

Saiba mais sobre o Centro de Memória da Fazenda no site: https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br

 

 

| Projetos

 

 

O jornal O Povo publicou uma série com  webdocs, desenvolvidos especialmente para as redes sociais, além de matérias no portal e  programas de TV que abordaram o valor da nota fiscal, os benefícios da formalização do seu negócio e a cidadania fiscal como propósito educacional.

O material foi veiculado entre os dias 17 e 28 de maio. Todo o conteúdo estará disponível no site especial do projeto.

 

Confira abaixo as publicações:

 

 

– Webdocs

Cidadania Fiscal como Propósito Organizacional / Educação fiscal no contexto social / Comunicação e Cidadania Fiscal / Tributação e Solidariedade Fiscal /

Memória, Cultura e Cidadania Fiscal / Gestão fiscal e financeira de recursos públicos / Os Benefícios da Formalização do seu NegócioConformidade Tributária – Relação Estado e Sociedade / Controle social, transparência e participação

 

– Programa de TV

Para que educação fiscal? / Gestão fiscal e financeira de recursos públicos / Função social dos tributos / Controle social, transparência e participação /

Conformidade tributária e uma nova relação entre Fisco e contribuinte

 

– Webinar Cidadania e Solidariedade Fiscal – Diálogos para uma sociedade mais justa 

Parte 1 / Parte 2 / Parte 3

 

 

 

“Educação fiscal e cidadania” foi o tema de uma série de reportagens e entrevistas feitas pelo jornal O Povo e pela Rádio O Povo CNB neste mês. As matérias especiais abordaram iniciativas da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE) que tratam de temas relacionados à função social dos tributos e à qualidade da aplicação dos recursos públicos.

 

Confira abaixo as publicações:

Impresso

Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3  /  Caderno 4

 

Digital

Caderno 1 Caderno 2  /  Caderno 3 Caderno 4

 

Caderno especial EDU.FIS, do jornal Diario do Nordeste em parceria com a Sefaz-CE, que aborda diversas temáticas sobre cidadania, tributos, gestão pública, direitos e deveres, economia e finanças.

 

As matérias também estão disponíveis na página de Negócios do site do jornal. Confira abaixo as publicações.

 

Caderno 1

Caderno 2

 

 

 

 


 

Na busca por alternativas para desenvolver ações em tempos de distanciamento social, o Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) lançou o circuito de lives Engaja Cidadão, no perfil oficial do instagram @sefazceara e no canal Sefaz Ceará no YouTube.

 

A iniciativa tem o objetivo de promover debates de temas como função social do tributo; orçamento público; educação para a cidadania; o papel do servidor cidadão; juventude e protagonismo político; políticas públicas em época de pandemia, entre outros.

 

O circuito de lives Engaja Cidadão, que será semanal, faz parte do Projeto Conexão Cidadania, desenvolvido pelo PEF para disponibilizar atividades pelas mídias sociais da Sefaz. Entre as novas ações previstas estão cursos na modalidade EaD, vídeos, trilhas de aprendizagem, podcasts, entre outros produtos.

 

Conheça mais sobre o projeto aqui.

 


 

Uma retrospectiva dos 22 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE).

Veja a galeria aqui.