PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Alunos da Escola Padre Guilherme Waessen têm aula de cidadania na Sefaz

27 de junho de 2019 - 16:52 # # # #

Alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Guilherme Waessen visitaram, na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do projeto Escola no Fisco, uma iniciativa do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE).

Acompanhados da professora Cláudia Dantas, cerca de 30 estudantes do 3º ano do Ensino Médio conheceram um pouco da história da Sefaz, aprenderam sobre finanças públicas e refletiram acerca da cidadania. “A visita é importante porque traz à tona alguns conceitos que os alunos não usam no dia a dia. Eles passam a conhecer melhor a Secretaria da Fazenda, se conscientizam sobre a importância dos tributos e se fortalecem como cidadãos”, comentou a educadora.

A gestora do PEF-CE, Imaculada Vidal, disse que a Sefaz arrecada impostos com o objetivo de proporcionar uma boa qualidade de vida para a população. “Esse dinheiro precisa retornar para a sociedade em forma de estradas, hospitais, escolas, políticas públicas para os jovens, para as mulheres, para os idosos”, ressaltou.“

Para Imaculada Vidal, é preciso que a sociedade desperte para uma consciência cidadã. “Temos de sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de acompanhar ativamente as políticas públicas, em especial a aplicação de recursos públicos, para que possamos ter uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”, observou.

Os alunos também conferiram a palestra do servidor Márcio Amorim, fazendário que, há mais de 15 anos, se dedica ao resgate da memória da Sefaz. Ele apresentou uma série de curiosidades históricas sobre o órgão e mostrou fotos antigas de Fortaleza, algumas do século 19, época em que a Secretaria da Fazenda do Estado foi criada (1836).

O assessor de Controle Interno e Ouvidor da Fazenda, Marcos Saraiva, explicou sobre a estrutura organizacional do órgão e apresentou conceitos e indicadores econômicos para a plateia. O servidor ressaltou o compromisso do Governo do Estado em relação à sustentabilidade fiscal. “O Governo do Estado tem uma política de gestão fiscal em que só se gasta o que arrecada. O Ceará conseguiu equilibrar suas contas sem cortar investimentos públicos”, disse, acrescentando que o Ceará serve de exemplo para os demais estados brasileiros.

O jovem Lucas Felício classificou a experiência como enriquecedora. “A vinda à Sefaz foi muito proveitosa. As palestras foram produtivas. Conhecer a arrecadação dos tributos, a distribuição de recursos para as outras secretarias do Estado e conhecer sobre a história da Secretaria foi legal”, ressaltou.

Programa de Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda desenvolve, desde 1998, o Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), com o objetivo de promover o exercício da cidadania, por meio da conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos.

Diversas atividades, com foco na participação e no controle social, vêm sendo realizadas ao longo dessa trajetória. Entre elas estão a formação de professores, na modalidade de ensino presencial e a distância; a promoção de palestras para estudantes do ensino fundamental ao universitário; o estímulo à pesquisa acadêmica; além da elaboração de livros e cartilhas infantis sobre tributação e cidadania.

Nos últimos quatro anos, mais de 30 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores, foram mobilizadas pelo programa.

Serviço:

Para participar do projeto Escola no Fisco é preciso agendar a visita pelos telefones (85) 3108-1232 e (85) 3108-0587 ou pelo e-mail educacaofiscal@sefaz.ce.gov.br.