Gestores se reúnem para discutir o Planejamento Estratégico 2020-2023 da Sefaz

29 de novembro de 2019 - 17:15 # # # #

Secretários e gestores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) se reuniram, nesta sexta-feira (29/11), no hotel Marina Park, para elaborar a missão, a visão e os valores que nortearão o Planejamento Estratégico da Instituição para os próximos quatro anos. As atividades foram conduzidas pela renomada consultora Lígia Fascioni.

Durante o encontro, os participantes foram instigados pela facilitadora a pensar sobre estratégias que devem ser adotadas para que a Sefaz-CE atinja os seus objetivos. Lígia Fascioni explicou o conceito de liderança estratégica, pontuando a diferença entre líder e chefe. “Liderança não depende de cargo, não é o cara ter um crachá e ser chamado de doutor. Não é isso, não é o ego dele. Líder é alguém que quer construir um cenário e precisa de ajuda. Ele precisa comunicar muito bem esse cenário, precisa confiar nas pessoas que vão construir junto com ele”, ressaltou, acrescentando que o líder tem seguidores e não subordinados.

Segundo a consultora, todo líder deve ter uma visão clara para onde se quer chegar. “A estratégia, basicamente, é escolher o caminho que eu quero seguir para atingir os objetivos. E esse caminho vai depender de muito fatores, da sua identidade, por exemplo. Se eu não sei a minha missão, a minha visão e os meus valores, eu não sei para onde eu vou. A missão é como eu contribuo com o mundo. A visão é sobre o impacto das minhas ações, sobre o cenário eu estou construindo. E os valores e crenças são aquelas coisas que me ajudam a tomar decisões”, comentou.

Lígia Fascioni deu exemplos de missão e visão de grandes empresas, como Google, Disney, Apple e Facebook. Em seguida, sete equipes foram formadas para discutir a nova identidade da Sefaz. A consultora auxiliou os trabalhos, dando sugestões e estimulando reflexões.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Planejamento Estratégico para a Receita estadual. “Queremos construir aquilo que melhor reflete a alma da nossa Secretaria, que é a nossa missão, a nossa visão e os nossos valores. Hoje é um dia diamante para nós, porque o resultado do nosso trabalho vai reverberar nas próximas décadas. É uma Sefaz absolutamente distinta de tudo que a gente construiu até hoje. Essa carta de valores que a gente vai lidar hoje vai bombar”, falou com entusiasmo.

A secretária executiva do Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, também agradeceu a todas as pessoas que participaram da organização do encontro desta sexta-feira. “Gostaria de reconhecer cada um que está aqui, nós todos que tornamos possível este momento. Nós estivemos presentes na história da Fazenda. E quando vemos as placas ‘eu tenho orgulho de ser fazendário’, eu tenho esse orgulho, e acho que cada um que está aqui também tem”, disse. Ela elogiou a trajetória de Lígia Fascione e ressaltou que a profissional será fundamental na formulação da nova identidade da Secretaria.

Na próxima semana, nos dias 4 e 5, serão realizados novas etapas do Planejamento Estratégico.