Engaja Cidadão comemora aniversário de 184 anos da Sefaz

25 de setembro de 2020 - 18:49 #

Em comemoração ao aniversário de 184 anos da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), celebrado neste sábado (26/09), o Programa de Educação Fiscal (PEF-CE) realizou mais uma edição do projeto Circuito de Lives Engaja Cidadão. Nesta sexta-feira (24/09), o servidor fazendário Márcio Amorim e o arquiteto e especialista em restauração, Frederico Barros, conversaram sobre história, cultura e cidadania, tendo como foco a preservação patrimonial. A live, que fez parte da programação do Mês do Fazendário 2020, foi transmitida ao vivo nos canais da Sefaz no Instagram (sefazceara) e YouTube (Sefaz Ceará) e está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=HCkXEnQmCMg

Márcio Amorim iniciou o bate-papo fazendo uma contextualização histórica da Sefaz e da atividade fazendária. Segundo ele, a história da instituição se confunde com a história política, econômica e social do Ceará. O servidor apresentou também curiosidades sobre a trajetória do órgão e destacou o trabalho de preservação da memória que vem sendo conduzido pela Fazenda.

“Além de ser um órgão de arrecadação e gestão financeira, a Sefaz também se preocupa com o aspecto cultural, através da preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do conjunto de suas sedes. Essas sedes são testemunhos de estilos arquitetônicos de épocas diferentes. Um exemplo muito marcante dessa revitalização proporcionada pela Sefaz é a sede 4 (localizada na av. Alberto Nepomuceno, 77, Centro), que estava em um processo de deterioração, mas foi recuperada e disponibilizada a partir de 2004, com a aquisição pelo Estado”. contou.

O arquiteto Frederico Barros fez um panorama sobre os processos de restauração e conservação de bens culturais. Ele também deu detalhes sobre a recuperação do vitral da sede principal da Sefaz, inaugurado em 1927. Barros integrou a equipe que reformou o painel pela primeira vez, em 1997, durante a gestão do então secretário da Fazenda, Ednilton Soárez. Já o segundo restauro foi realizado, no ano passado, pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Para o especialista, as discussões em torno da preservação do patrimônio estão ligadas diretamente à educação. “A questão da preservação requer uma maturidade, não passa só por uma legislação. A educação permeia todo o extrato social, desde o Poder Público até a comunidade menos favorecida. Como preservar diante dos interesses díspares dos diversos atores sociais, que muitas vezes são conflitantes?”, questionou.

Barros comentou ainda sobre a importância de manter a memória coletiva. “Se nós mantivermos o nosso patrimônio, preservarmos a nossa memória, vamos entender por que é tão necessária a existência de uma Secretaria da Fazenda, que arrecada e redistribui a riqueza em forma de serviços. É ela quem promove a cultura, a educação, a saúde, a educação, a segurança. É através dessa arrecadação que se dá todo esse processo da existência da sociedade. É Importante ter sempre presente esse processo de educação patrimonial”, afirmou.

Circuito de Lives Engaja Cidadão

Essa foi a 15ª Live Engaja Cidadão, projeto criado pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará para debater temas como função social do tributo, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, protagonismo político, políticas públicas em época de pandemia, entre outros.

As lives são transmitidas, semanalmente, nos canais oficiais da Sefaz no Instagram e YouTube. Os vídeos são gravados e ficam à disposição dos usuários dessas redes sociais