Sefaz realiza seminário online para discutir boas práticas de auditoria

1 de outubro de 2020 - 09:25 # #

Com o objetivo de promover a conformidade tributária, ganhar eficiência fiscal e melhorar o ambiente de negócios no Estado, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) realizou o Seminário Juntos Realizando uma Nova Auditoria. O evento online, que ocorreu nessa terça-feira (29), teve a participação de 183 servidores fazendários da Coordenação de Monitoramento e Fiscalização (Comfi) e da Célula de Revisão Fiscal (Cearf).

O seminário trouxe a experiência da auditoria fiscal desenvolvida no estado do Espírito Santo (ES). Para falar sobre o assunto, foi convidado o auditor fiscal da Receita Estadual, Bruno Aguilar Soares. O encontro contou também com a participação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; e da secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado. A mediação do evento ficou a cargo da coordenadora do Comfi, Sabrina Guilhon.

A titular da Sefaz abriu o evento agradecendo a presença de todos e afirmando que o seminário é uma oportunidade de conhecer as boas práticas tributárias desenvolvidas pela auditoria de outro estado. “Um momento para compartilhar ideias, trocar experiências e aprender. O Espírito Santo se destaca em termos de sustentabilidade fiscal e financeira. Tudo o que queremos é construir, de fato, a melhor auditoria desse país. Acreditamos firmemente que temos capacidade e talentos nesta Casa para que isso aconteça”, ressaltou.

Contribuinte Pai d’Égua

A secretária também destacou o Programa de Conformidade Tributária Contribuinte Pai d’Égua, que prevê benefícios para os contribuintes que cumprem regularmente as obrigações fiscais. “Um projeto estratégico que se relaciona com a mudança de cultura que a gente acredita ser absolutamente necessária”, enfatizou. Para ela, a administração tributária tem que mudar o olhar e a forma de se relacionar com o contribuinte. “Precisamos ter uma conversa com cada contribuinte, de acordo com o perfil. É preciso estarmos sempre perto dele”, pontuou.

Fernanda Pacobahyba analisou ainda que o ano de 2020 está sendo desafiador. “Porém, estamos em um momento de artificialismo. Por isso, talvez, 2021 seja ainda mais difícil. Então, precisamos estar atentos às praticas e aos nossos contribuintes. Precisamos permanecer com essa auditoria forte, altiva e profissional, como já somos. Juntos somos mais forte. O papel do serviço publico nunca se fez tão importante”, salientou.

Confiança

Bruno Aguilar iniciou o diálogo ressaltando a importância de fortalecer a confiança na relação fisco-contribuinte e melhorar o ambiente de negócios no Estado. Ele focou a palestra em três principais mudanças: comportamental, contextual e instrumental. “A partir daí, é possível verificar o que pode ser adaptado e as novas possibilidades, seja nos nossos documentos fiscais eletrônicos, na mineração de dado e na forma de cooperação com os contribuintes. Além de ser mais assertivo na fiscalização”, explicou.

O palestrante destacou a importância de facilitar o cumprimento voluntário dos contribuintes, de promover a autorregularização e atuar no combate às fraudes estruturadas e a sonegação fiscal. Ele também agradeceu a integração dos auditores durante o encontro. “A grande participação dos colegas trouxe perspectivas fiscais e econômicas e apresentou o cenário que a auditoria fiscal vivencia na atualidade, junto com as novas tecnologias, tornando o evento uma grande experiência”, expressou.

A coordenadora do Comfi, Sabrina Guilhon, afirmou que a ideia é fazer um ciclo de eventos para trazer novas experiências aos auditores. “O objetivo foi conhecer o modelo de atuação do Espírito Santo para a gente ir buscando, junto com a auditoria fiscal da Sefaz, uma gestão tributária mais moderna, eficaz e eficiente”, disse.