Estudantes de finanças da EEEP Joaquim Moreira de Sousa visitam sede da Sefaz-CE

19 de abril de 2024 - 16:28 # # # # #

Joziane Pontes, estagiária sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto e fotos

Encontro teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre Educação Fiscal

Nessa quarta-feira (17/4), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu a turma do curso técnico em Finanças da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Moreira de Sousa. Os estudantes foram acompanhados pelo professor Paulo Girão e participaram de palestras sobre cidadania fiscal e reforma tributária.

A gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, deu boas-vindas aos alunos e celebrou a parceria estabelecida com a escola há mais de uma década. A servidora fazendária ministrou uma palestra sobre a temática e reforçou a importância dessas iniciativas para a compreensão do funcionamento da administração pública. “O conhecimento sobre os direitos e deveres empodera o cidadão”, afirmou.

O momento também contou com a participação da orientadora da Célula de Relacionamento com a Sociedade (Ceres), Jonilma Maia, que conversou com os participantes sobre o programa Sua Nota Tem Valor. “Quando eles aprendem desde cedo que a praça, a saúde e a educação pública vêm do dinheiro de todos, têm mais zelo e atenção à correta distribuição dos tributos”, destacou.

Controle social e os novos caminhos da dinâmica tributária nacional

“Os jovens, de forma particular, são protagonistas. Ainda na escola, por exemplo, eles lidam com o grêmio estudantil e estão entre as lideranças na sala de aula discutindo questões sociais. Quando entendem como funciona a máquina administrativa do estado, percebem que, como cidadãos, também podem ser agentes fiscais dessa dinâmica” enfatizou o técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Pedro Henrique Camelo, dando continuidade às apresentações.

Durante o momento teórico, o servidor fazendário Paulo Almada falou sobre a Reforma Tributária, abordando os conceitos básicos dos tipos de impostos e os cálculos elaborados para cada um deles. “Essa é uma mudança profunda no sistema tributário nacional, sendo muito importante estarmos por dentro do assunto”, apontou o professor.

O estudante Lucas Gabriel definiu o encontro como uma experiência enriquecedora. “Acho importante ações como essa porque assim conhecemos um pouco mais do nosso estado e aprendemos como ajudá-lo a crescer e se desenvolver”. Compartilhando do mesmo pensamento, a aluna Vitória Régia complementou a percepção sobre os temas tratados e explicou que “a administração dos recursos públicos busca não só a manutenção dos equipamentos e funcionários, mas também a redução das desigualdades sociais”

Outras perspectivas

Na segunda parte do encontro, os alunos visitaram o Centro de Memória da Fazenda (CM), sob a orientação da coordenadora do Núcleo Educativo do CM, Ana Paula Bezerra, e pelo Educador Museal Daniel Magalhães.

“Na nossa grade curricular, há uma disciplina chamada Legislação Tributária. É uma matéria muito densa, e a maneira mais prática que encontrei de apresentar a eles esse conteúdo foi através da Célula de Educação Fiscal da Sefaz. […] O que pude perceber de muito importante é outra visão, não apenas do professor em sala de aula, mas outra visão de levar o conhecimento por outras pessoas de um órgão tão importante, declarou o professor da EEEP, Paulo Girão.