Sefaz apresenta metas e projetos estratégicos para 2021 durante encontro com servidores

19 de janeiro de 2021 - 16:27 # # #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, nessa segunda-feira (18/01), mais uma edição do Conecte-se Online, desta vez com o tema “Ciclos da gestão: o que construímos e as conexões para 2021”. Durante o encontro, do qual participaram cerca de 380 servidores, dentre eles dezenas de gestores, foram apresentadas diversas ações realizadas no biênio 2019-2020 e anunciadas as metas e os projetos estratégicos para 2021.

Na abertura do evento, o secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes, surpreendeu a todos com a interpretação de um poema, de autoria dele, sobre os desafios, conquistas e aprendizados no período. Na sequência, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que os fazendários não podem perder de vista o propósito de servir ao público, de trabalhar para reduzir as injustiças sociais. Segundo ela, a missão da Secretaria, qual seja “melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade”, deveria ser o lema de cada um.

Para Pacobahyba, um dos problemas que precisam ser urgentemente superados é a grande desigualdade social que persiste no Brasil e no Ceará. A gestora fez referência à matéria do jornal Diário do Nordeste, publicada no dia 7 de janeiro deste ano, que trouxe a seguinte manchete: Com 5,1 milhões de pessoas na pobreza, CE tem 33% da população em situação extrema vivendo com R$ 89. “O maior nível de extrema pobreza agrava, proporcionalmente, muito mais as crianças que as outras faixas etárias. E quando falamos na construção de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa, o que estamos fazendo para mudar essa realidade? Qual o nosso papel? Será que estamos cumprindo a nossa missão?”, provocou a reflexão.

A secretária disse também que o governador Camilo Santana elegeu três metas prioritárias para 2021. São elas: vacinação disponível para todos, retorno das crianças e jovens às escolas e retomada do ambiente econômico adequado ao desenvolvimento do Estado. Ela comemorou ainda a chegada da vacina, a qual classificou como uma “grande vitória”, e aproveitou a ocasião para lançar uma campanha para a doação de equipamentos eletrônicos para crianças em idade escolar. “Vocês podem doar celulares, tablets ou computadores para que essas crianças tenham acesso a aulas remotas. Nossas crianças e jovens são, neste momento, uma prioridade”, enfatizou. A ação faz parte do projeto Sefaz Solidária.

Metas estratégicas

Em seguida, os secretários executivos Liana Machado (Receita), Fabrízio Gomes (Tesouro) e Sandra Machado (Planejamento e Gestão Interna) anunciaram as metas estratégicas para as diversas áreas da Sefaz.

A secretária Liana Machado destacou que o Conecte-se Online estava sendo realizado em um dia de graça. “Hoje inicia a vacinação no Brasil. É um momento de muita vitória, de muita esperança”, festejou. Ela agradeceu a presença dos servidores e frisou que as metas traçadas para as equipes servirão de norte para a realização de ações mais efetivas. O secretário Fabrízio Gomes disse que um planejamento conjunto bem estruturado, como o que está sendo feito pela Fazenda, facilita o alcance dos objetivos organizacionais. Já a secretária Sandra Machado conclamou os participantes a serem disseminadores das ideias abordadas no encontro virtual.

Balanço 2019-2020

Na oportunidade, Fernanda Pacobahyba apresentou o balanço de ações dos dois primeiros anos da atual gestão (Confira aqui). De acordo com ela, a Sefaz vem buscando construir uma relação de mais confiança com os contribuintes, mediante estratégias de diálogo, transparência, eficiência e inovação. Ela chamou a atenção para algumas realizações relativas à gestão interna da Secretaria, como a implantação da gestão de riscos, do modelo de teletrabalho e do sistema de metas dos servidores com pontos de gestão. Destaque também para a elaboração do Planejamento Estratégico 2020-2023, o fortalecimento da comunicação, a criação do programa Conecte-se e do Portal da Governança Corporativa, além da virtualização dos processos.

A 15a edição do Conecte-se Online foi conduzida pelo titular da Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Sefaz, Auler Gomes, e contou com a participação especial do músico Lucas Jackson.

Texto: Raquel Mourão