Secretaria da Fazenda realiza celebração de Páscoa

8 de abril de 2021 - 18:18 # # # # #

Raquel Mourão - Texto

Cerca de 140 servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participaram, nesta quinta-feira (8/4), da celebração de Páscoa promovida pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) do órgão. Realizada por videoconferência, o evento contou com a participação do padre da Capela Santa Filomena, Francisco José Duarte; do pastor da Igreja Nova Jerusalém, Mário Levy; e do espírita e dirigente do Lar de Clara, Nilton Sousa.

A secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, abriu o culto ecumênico e convidou todos para aproveitar o momento para renovar a fé e a esperança. “A Páscoa é sempre esse recomeço. Significa percorrer caminhos novos. Nós precisamos nos guiar e nos mover no sentido da luz do ressuscitado. A fé é vivida em ações do cotidiano”, disse.

Passagem

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Fazenda, Sandra Machado, também saudou os participantes e falou sobre o significado da Páscoa. “Na origem da palavra, Páscoa significa passagem, e esses tempos clamam segurança, serenidade, para ultrapassarmos essa crise que nos assola. E me parece que o caminho exige que nos irmanemos mais do que nunca, porque não haverá uma saída individual. A única possibilidade será no coletivo, como sempre deveria ter sido”, afirmou.

O espírita Nilton de Sousa chamou atenção para o momento de pandemia. “Precisamos entender que a agonia precede a glória, a libertação, e que a cruz precede a ressurreição. O Cristo disse a cada um de nós, que, se quiséssemos segui-lo, precisávamos carregar a nossa cruz.(…) Diante desta pandemia, estamos orando e pedindo a Deus que ela passe logo, mas que cumpra a vontade de Deus, porque sabemos que, depois dessa travessia, virá a glória, momentos melhores”, comentou.

Já o pastor Mário Levy fez uma reflexão sobre a morte e como enfrentar o luto. “Quando Jesus ressuscita dos mortos, o apóstolo Paulo diz que ele foi o primeiro de muitos. (…) Aqueles que creem em Cristo não precisam mais temer diante da morte. Vão chorar, claro, pois a saudade é legítima, mas não precisarão mais encarar a despedida como um adeus definitivo. A verdadeira Páscoa é esta realidade, de olharmos para este contexto de pandemia, que tanto nos apavora, e sabermos que, caminhando em intimidade com Jesus, podemos crer que existe uma vida eterna aqui e agora.”

Vida nova

Para o padre Duarte, as pessoas precisam, neste momento de incertezas, desacelerar e encontrar tempo para contemplar Deus.”Se não pararmos, vai ter uma hora que o corpo vai parar. A Páscoa este ano para a sua vida pode ser você perceber que precisa deixar os ensinamentos de Jesus morarem no seu coração e isso só se faz contemplando, meditando a palavra. (…) Páscoa é passagem, ressurreição, vida nova. Que, neste ano, a sua passagem seja para uma vida de calma, de paz, voltada para Jesus, e não para o celular, para as realidades mundanas”, enfatizou.

A live foi embalada por cânticos religiosos, na voz de Mário Walraven.