Conecte-se discute importância dos dados para a tomada de decisão dos gestores dos fiscos

18 de junho de 2021 - 09:48 # # # #

Raquel Mourão-Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, na tarde dessa quinta-feira (17/6), a 20ª edição do Conecte-se Online, com o tema “A importância dos dados na gestão e governança fiscal”. O webinário contou com a participação do secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes; do secretário municipal de Finanças de São Gonçalo do Amarante, Tales Matos; e do ex-secretário municipal de Fortaleza e atual assessor da Secretaria Executiva do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Fazenda, Jurandir Gurgel.

O secretário Fabrízio Gomes abriu o encontro virtual, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de se fazer uma gestão baseada em dados. Ele falou sobre os desafios de trabalhar com um grande volume de informações. “Cada vez mais, a tecnologia da informação tem permitido a gente ter um conjunto de dados robusto. Isso fornece diversas informações possíveis, diversos cruzamentos, que tem uma utilidade muito grande para o gestor, seja da área pública ou privada. Mas não adianta você ter uma grande base de dados, se você não conseguir tratar esses dados brutos e transformá-los em informações.”

Segundo Gomes, o Ceará vem, ao longo dos anos, aperfeiçoando a análise dos dados, por meio de ferramentas que permitem um acompanhamento constante de indicadores. Ele apresentou gráficos que mostram a evolução dos investimentos realizados pelo Governo do Estado entre 2018 e 2020. “Você acaba, através dos dados, criando uma modelagem, uma forma de gestão que possibilita uma qualidade melhor nas suas decisões. Isso tem trazido uma solidez, uma sustentabilidade fiscal para o Ceará.”

Seguindo a mesma linha de pensamento, o secretário de Finanças de São Gonçalo do Amarante disse que é necessário transformar o dado em informação, conhecimento e ação. “De nada adianta a gente fazer um relatório que identifique um problema, se a gente não adotar uma ação sobre isso. Eu defendo que essa ação seja o quanto mais automatizada possível”, comentou, utilizando exemplos práticos de gastos com saúde e arrecadação própria para ilustrar a explanação.

“A gestão baseada em dados não pode ser somente coletar o dado. Essa é a parte mais simples. Aí você ainda tem a qualidade de dados, tem uma série de coisas que a gente tem que tratar”, acrescentou Tales Matos.

Segundo o gestor, para sair dessa fase inicial e partir para as ações, é fundamental estabelecer uma cultura organizacional de decisões baseadas em dados, começando pela alta gestão; despertar a curiosidade e o pensamento crítico nas equipes; investir em capacitação; fornecer ferramentas tecnológicas; e adotar ações pertinentes para cada conhecimento gerado.

Na sequência, Jurandir Gurgel compartilhou a experiência do programa de governança interfederativa Ceará um Só, criado pela Lei Complementar nº 180/2018, para tornar a gestão dos municípios mais eficiente. “A gestão, a governança e a ciência de dados convergem num ponto, que é favorecer a obtenção de resultados”, ressaltou.

De acordo com o servidor, a ciência de dados pode revelar informações fundamentais para a gestão, gerando conhecimento. Como exemplo disso, ele citou a construção do Indicador Síntese da Gestão Fiscal (IS-Gefise). “Mas para que eu vou gerar esse conhecimento? Para eu poder descrever, mensurar e fazer a gestão da estratégia, porque agora eu tenho um indicador e variáveis já consolidadas pela teoria. No caso, a ideia é direcionar para os municípios, identificando dentro das suas boas práticas de gestão fiscal onde pode haver o aperfeiçoamento.”

Para ver o webinário na íntegra, clique aqui.