Concurso público da Sefaz foi destaque na live Engaja Cidadão

22 de junho de 2021 - 16:20 # # # #

Raquel Mourão - Texto

O concurso público para auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foi tema do Engaja Cidadão desta terça-feira (22/6), projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE). Transmitida pelo perfil da Sefaz no Instagram, a live, que reuniu cerca de 450 internautas, contou com a participação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; e da coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria, Germana Belchior.

Durante o bate-papo, a secretária destacou a missão da Sefaz que é melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade. Ela também falou sobre os desafios enfrentados pelo Fisco Estadual diante da transformação digital, ressaltando a importância de investir na formação dos servidores para que eles saibam acompanhar essas mudanças.

Fernanda Pacobahyba tirou várias dúvidas dos internautas relacionadas ao edital do concurso e deu ênfase às novidades do certame, entre elas, o conteúdo de educação fiscal e a destinação de 20% das vagas para pessoas autodeclaradas negras, conforme a política afirmativa prevista na Lei de Cotas Raciais, sancionada pelo governador Camilo Santana em 25 de março deste ano.

“A única coisa que pode realmente ser transformadora e nos fazer alcançar outro patamar no País se chama educação. Se não conseguirmos encantar essas mentes e esses corações no sentido do por que arrecadamos, seremos uma sociedade absolutamente limitada. Precisamos arrecadar com justiça, dar visibilidade às políticas públicas, e a educação fiscal tem esse sentido de fazer essa concatenação de ideias na construção de uma sociedade melhor”, salientou a titular da Sefaz.

Sobre as cotas raciais, afirmou: “Quanto mais diversa a Sefaz for, mais ela estará refletindo essa sociedade que ela almeja servir, a que ela deve servir. Então, é superimportante que nós tenhamos negros, LGBTQI+ ( lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, queer e outros grupos de gênero e sexualidade), gente das mais diversas possibilidades. Isso é engrandecimento para todos nós. A gente fica muito feliz de ser o primeiro concurso do Estado Ceará que vai trazer essa possibilidade.”

Germana Belchior perguntou sobre o que motivou Fernanda Pacobahyba a escrever uma carta para os candidatos ao concurso, em que destaca o papel social transformador do servidor público. “A carta veio como um recado para tocar o coração das pessoas. Não se metam em serviço público achando que aqui é um lugar para estar ganhando dinheiro, que é simplesmente uma forma de você se dar bem, é uma forma de você garantir estabilidade, se você não puder contribuir. Você tem que ter um foco muito forte em quem você está servindo.Nós servimos à nossa população, às pessoas mais pobres. E devemos ser incansáveis enquanto a vida dessas pessoas não tiver se transformado para melhor”, disse a secretária.

Leia mais
– Concurso Sefaz: banca organizadora retifica edital e mantém cronograma

Atendendo a pedidos de participantes da live, a secretária esclareceu que o concurso público para auditor fiscal adjunto deve ficar para 2022. Segundo ela, no início de janeiro do próximo ano, será enviado para a Assembleia Legislativa um projeto de lei determinando a criação dos cargos.  “Estamos vivendo sob a égide da Lei Complementar 173 (de 27/05/2020) e não podemos criar vagas neste ano.”

Concurso

São 94 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal (50), Auditor Fiscal Jurídico (20), Auditor Fiscal Contábil-Financeiro (13) e Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação (11). O salário inicial é de R$ 16.045,30 para uma carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 28 de junho pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa organizadora do concurso. O valor da taxa é de R$ 180,00.

Clique aqui para ver o edital.