185 anos da Sefaz e Dia do Servidor Fazendário são celebrados pela Assembleia Legislativa

4 de outubro de 2021 - 16:28 # # # # # # #

Para encerrar a semana de comemorações pelos 185 anos da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) e Dia do Servidor Fazendário, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na tarde desta sexta-feira (1º), sessão solene em alusão às datas celebrativas do Fisco estadual. A solenidade atendeu ao requerimento do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT).

A mesa da solenidade foi composta pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; o secretário de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Mauro Filho; o presidente da União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (Uffec), Antônio Rubens; a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) e os deputados Elmano Freitas (PT), Júlio César Filho (Cidadania), Sérgio Aguiar (PDT) e Antônio Granja (PDT).

Durante a solenidade, o deputado estadual Elmano Freitas (PT) ressaltou o trabalho dos servidores fazendários. “A primeira fala nessa solenidade, representando todos os cearenses, é de muito obrigado. Muito obrigado pelo que vossas excelências permitiram, os direitos fundamentais que o nosso povo vem alcançando e que não teríamos condições de conquistar sem o trabalho dos fazendários. Nós temos absoluta consciência de que isso não se constrói em apenas um governo, mas pelo trabalho de gerações. O Ceará tem hoje um Fisco equilibrado e capacidade de investimento. Então, agradecemos não só aos que estiveram e estão à frente, mas todos que constroem essa Secretaria e ajudam para os investimentos no nosso Estado.”

O deputado estadual Sérgio Aguiar destacou que o desenvolvimento do Ceará está alinhado ao trabalho da Fazenda. “Se nós não tivéssemos o talento dos fazendários, pouquíssimas seriam as chances de o Estado ter o sucesso pelo respeito e gestão fiscal. Então, minha homenagem a todos que hoje estão aqui, mas também a todos os servidores da Secretaria da Fazenda.”

Reconhecimentos

Na cerimônia, foram homenageados os ex-secretários da Fazenda: Firmo Fernandes de Castro, Vladimir Spinelli Chagas, Francisco José Lima Matos, Frederico José Pereira de Carvalho, Pedro Brito do Nascimento, Ednilton Gomes de Soárez, Paulo Rubens Fontenele Albuquerque, José Maria Martins Mendes, Carlos Mauro Benevides Filho e João Marcos Maia.

Eles receberam, na oportunidade, uma placa de homenagem com a frase: “A Secretaria da Fazenda do Ceará reconhece a importância de Vossa Excelência na construção da história da instituição e agradece por sua valiosa contribuição para o desenvolvimento do Estado”. As honrarias foram entregues por pessoas que contribuíram com a história da Sefaz e que possuem memória afetiva com os homenageados.

Representando os ex-secretários da Fazenda, o economista Mauro Filho enfatizou a relevância da Secretaria da Fazenda para o Estado do Ceará. “Os atos da Sefaz são os alicerces indispensáveis para que um governo tenha condição de atender às demandas da população. É no Fisco onde se tomam as medidas para assegurar o nível de receita que vai contribuir com a execução de políticas públicas estaduais. Não existe social sem dinheiro. Não existe creche, escola em dois turnos, saúde pública, se não tiver uma gestão fiscal responsável. Por isso que a Sefaz desempenha um papel fundamental para que o Ceará possa crescer, se desenvolver e ser mais justo.”

Mais congratulações

A solenidade também foi marcada pela homenagem ao servidor fazendário Evandro Leitão pelo trabalho desempenhado à sociedade cearense. Também foi agraciada a servidora Fernanda Pacobahyba, por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária e pela gestão de referência no desenvolvimento do Estado.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos, realçou as gestões dos ex-secretários homenageados e reforçou a relevância do servidor fazendário. “Hoje, encerramos uma semana de festividades em homenagem aos 185 anos da Sefaz e, especialmente, ao Dia do Servidor Fazendário. Destaco a reinauguração e institucionalização do nosso Centro de Memórias, criado na gestão do secretário Ednilton Soares, firmando o compromisso com o resgate e respeito pela memória fazendária. Homenageamos com muita gratidão esses secretários da Fazenda, que tiveram o firme propósito de tornar esse Estado cada vez melhor”.

“Naquilo que representa valor para a nossa instituição, sem sombra de dúvida, nosso maior patrimônio institucional são os servidores e colaboradores. Não posso também deixar de destacar o papel de cada um dos gestores que têm tido o desafio de liderar nesses processos de mudança e conjunturas das diversas crises que vivenciamos. Viva a nossa Sefaz, com o passado que nos emociona e que Deus nos reserve um presente e um futuro de glórias. Pois, tudo de bom pra essa instituição, certamente, vai ecoar em prol de todos os nossos irmãos cearenses”, declarou a titular da Fazenda.

Também estiveram presentes na solenidade gestores e servidores da Sefaz e representantes das entidades fazendárias: União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (Uffec), Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece) e Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural (Fundação Sintaf).