Sefaz divulga resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2021

4 de fevereiro de 2022 - 14:18 # # # #

Raquel Mourão-Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), divulgou, nesta sexta-feira (4/2), os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2021, realizada entre os dias 1º e 19 de dezembro.

O levantamento contou com 482 participantes, entre servidores, colaboradores e estagiários, que responderam um questionário com 60 assertivas, divididas em 11 eixos temáticos (Comunicação, Qualificação Profissional, Relacionamento Interpessoal, Liderança, Reconhecimento, Participação e Comprometimento, Imagem, Ambiente Físico, Gestão Organizacional, Recursos Físicos e Tecnologia).

“Participação e Comprometimento” foi o eixo mais bem avaliado da pesquisa. Mais de 97% dos respondentes concordaram totalmente (78,4%) ou parcialmente (18,9%) com a frase “Sou comprometido com meu trabalho  e entrego os resultados com qualidade”.  A categoria “Liderança” foi outra que teve grande destaque, com índice de satisfação superior a 93%. Quase 94% dos participantes concordaram totalmente (79,5%) ou parcialmente (14,3%) com a afirmação “Eu e meu gestor imediato temos uma boa relação de trabalho”.

Os eixos “Gestão Organizacional” e “Imagem” também ficaram bem posicionados. Cerca de 93% concordaram totalmente (63,7%) ou parcialmente (29,7%) com a assertiva “Tenho conhecimento das atribuições e responsabilidades da minha área”. Em relação à imagem organizacional, 90,5% concordaram totalmente (71,8%) ou parcialmente (18,7%) com a frase “Eu considero a Sefaz um bom lugar para trabalhar”.

A titular da Secex-PGI, Sandra Machado, ressaltou a importância da realização da pesquisa de clima organizacional. “Gestão, relacionamento e imagem organizacional, enfim, todos os fatores avaliados estão presentes nas unidades da Fazenda e, portanto, impactam e são impactados por todos nós. A pesquisa, portanto, retrata como enxergamos o nosso ambiente de trabalho, mas também como nos sentimos e nos comportamos na Sefaz.”

A coordenadora de Gestão de Pessoas, Dulce Ane Lucena, considerou os resultados do estudo positivos. “De uma maneira geral, a Sefaz alcançou uma média de 80,6% de satisfação, considerando todos os itens avaliados. Nosso desafio é manter o nível de satisfação do clima organizacional em patamar elevado e continuarmos a trabalhar para fecharmos o ano de 2022 com um sinalizador de quanto a Secretaria é uma organização reconhecida, valorizada e, sobretudo, um lugar em que vale a pena estar e contribuir.”

A orientadora da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Amilca Rodrigues, explicou que o levantamento seguiu o mesmo formato da aplicada em 2020 para possibilitar análises históricas ao longo do tempo. Ela acrescentou que o relatório da pesquisa será encaminhado para as coordenações, a fim de que os gestores compartilhem as informações e definam ações e propostas de melhorias.

Clique aqui para ver os resultados