A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foi destaque na II Reunião da Rede de Ouvidorias de 2023, realizada, na manhã da última quarta-feira (19/4), pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). A Ouvidoria do Fisco Estadual apresentou o funcionamento do sistema de atendimento por videoconferência, reconhecido como referência no Estado pelo pioneirismo da modalidade.
Transmitido também virtualmente, o encontro promoveu discussões sobre inovações na área e compartilhamento de boas práticas entre secretarias estaduais. “A Ouvidoria é um canal de escuta empática e visa utilizar demandas individuais para elaborar soluções coletivas, contribuindo com o planejamento e a gestão do órgão a partir dos dados coletados das manifestações dos cidadãos. O evento foi um reconhecimento do trabalho que a nossa equipe vem desenvolvendo. Nossa busca por novas formas de atendimento faz parte do objetivo de ressignificar o relacionamento com a sociedade”, ressalta o coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da Sefaz-CE, Jurandir Gurgel.
O sistema de videoconferência foi disponibilizado pela Sefaz em novembro de 2022, quando os cidadãos puderam dispor da possibilidade de atendimentos online, ao vivo, com servidores e colaboradores da Fazenda, a partir de agendamentos prévios. “O grande diferencial é o fato de o integrante da Ouvidoria ser comunicado anteriormente acerca do agendamento, podendo tentar resolver a demanda de antemão. Durante a videoconferência, ele já apresenta o resultado, que pode atender satisfatoriamente ou não à manifestação. Caso não atenda, o assunto pode ser tratado com a área de execução”, explica o servidor Kleber Silveira.