Unidades do interior e região metropolitana recebem treinamento do Atendimento Ágil

29 de agosto de 2024 - 13:50 # # #

Cássio Vasconcelos, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto

Dando continuidade ao ciclo de aperfeiçoamento, equipes fazendárias de quinze municípios aprofundaram a qualificações na nova plataforma de atendimento virtual

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Atendimento e Execução (Coate), em parceria com a Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), promoveu um ciclo de treinamento focado no Atendimento Ágil para as unidades do interior e da região metropolitana. Nos dias 21 e 28 de agosto, por meio virtual, as equipes puderam se aprofundar nas operações direcionadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Na ocasião, servidores e colaboradores das Células de Execução da Administração Tributária (Cexats) e dos Núcleos de Atendimento e Execução (Nuats) puderam tirar dúvidas e entender melhor as telas, procedimentos e funcionalidades do SAC na plataforma de Atendimento Ágil. O momento também foi uma oportunidade para as equipes registrarem sugestões de aprimoramento para o sistema.

Prática de aperfeiçoamento

O treinamento foi facilitado pelos servidores Roberto Severiano e Roxane Rios. A ideia surgiu a partir da coordenadora da Coate, Daniela Gouveia, com o propósito de disseminar a qualidade no uso da ferramenta. Conforme Roberto, outras secretarias visitaram a Sefaz-CE para conhecer o projeto. “[Há] uma mudança de paradigma do atendimento presencial para o virtual e nós [Sefaz] temos o privilégio de sermos inovadores nessa área”, declarou o facilitador durante a formação.

Atuando na Cexat Juazeiro do Norte, o servidor Cícero Ferreira de Freitas destacou o recurso de respostas automáticas e a operacionalização dos níveis de atendimento como aprendizados consolidados no encontro. “É muito importante conhecer a ferramenta a fundo. Acredito que vamos ter um atendimento melhor agora […] para mim foi excelente o treinamento”, comentou Cícero.

No dia 21, a formação envolveu unidades dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Aracati, Horizonte, Itapipoca, Russas e Quixadá. O dia 28 abarcou equipes de Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral, Brejo Santo, Crateús, Crato e Tauá.

Sobre o Atendimento Ágil e o SAC

Com quase um ano de implementação do Atendimento Ágil, concretizado em setembro de 2023, os serviços vinculados ao SAC já somam cerca de 48 mil solicitações. A ferramenta utiliza tecnologias de inteligência artificial para simplificar a interação do contribuinte com o Fisco.

O SAC, por sua vez, é o canal que o Governo do Estado do Ceará disponibiliza ao cidadão para acessar os serviços da Sefaz-CE, permitindo a solicitação de atendimento a fim de solucionar dúvidas sobre questões fiscais, tributárias e outros temas relacionados à administração fazendária.