Com o Programa de Educação Fiscal do Ceará, Sefaz leva palestras a Jaguaribe

12 de setembro de 2025 - 15:03 # # # # #

Vanessa Alves - Texto

Mais de 600 pessoas participaram da programação

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), apresentou palestra sobre educação fiscal na Fundação Tuboarte, no dia 9 de setembro, e na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Cornélio Diógenes, no dia 10, no município de Jaguaribe, buscando impulsionar a educação fiscal ao interior do estado.

Conduzidas pela gestora do PEF-CE, Clarissa Barroso, as palestras foram iniciativas integrantes dos projetos “Fisco na Escola” e “Educação Fiscal nas Instituições do Programa Sua Nota Tem Valor” e tiveram abordagens adaptadas para atender aos diferentes públicos, majoritariamente composto de estudantes da EEMTI Cornélio Diógenes e colaboradores da empresa Tuboarte, responsável pela Fundação Tuboarte, a qual é uma entidade cadastrada no Sua Nota. Além de Clarissa, a colaboradora Bélria Rocha, da equipe do PEF e da Secretaria da Educação (Seduc), acompanhou as visitas.

“Essas viagens têm sido extremamente gratificantes e reveladoras. Temos descoberto iniciativas muito positivas e edificantes, como a Fundação Tuboarte, que promove a dança e a música entre jovens em situação de vulnerabilidade e objetiva fomentar a inclusão social por meio de atividades socioeducativas como essas. No caso das escolas, não tem sido diferente, encontramos instituições bem estruturadas e com um corpo docente de excelente nível”, ressaltou Clarissa.

Para o orientador da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Cedea), integrante da estrutura da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 11 (correspondente à região do Vale do Jaguaribe), Márcio Negreiros, o momento foi muito importante para a formação cidadã dos alunos.

“A partir dessa parceria com a Sefaz, os jovens puderam beber da fonte e compreender o papel dos tributos na sociedade. A Escola Cornélio Diógenes está instalada em uma região de alta vulnerabilidade e os jovens são os principais usuários dos serviços públicos, que são financiados pelos nossos tributos. A palestra direcionada para os adolescentes só vem a fortalecer esse cuidado com o bem público”, afirmou o gestor da Crede que abrange a EEMTI.