Estagiários da Sefaz-CE participam de programação com encontro no laboratório Íris
12 de setembro de 2025 - 09:24 ##cidadania ##Estagiários ##TransformaçãoDigital #GovernodoCeará #sefaz-ce
Cássio Vasconcelos - Texto
Bárbara Barbosa - Fotos
Estudantes puderam aprenderam sobre estratégias de inovação nos serviços públicos, como tecnologias de governança, linguagem simples, direito visual e comunicação acessível
Estagiários da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participaram de um momento de troca de ideias no Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris). Na tarde desta quarta-feira (10/09), os estudantes visitaram o Palácio da Abolição para conhecer mais sobre os projetos do hub, com foco na transformação digital e em serviços baseados na experiência do cidadão.
Na tarde do dia seguinte (11/09), os estagiários de nível superior foram recebidos no comitê pelo secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, além de debaterem sobre a experiência e consolidarem aprendizados. “O programa de estágio é importante para nós da Sefaz, porque podemos disseminar conhecimento sobre a área fiscal e nosso papel na sociedade, mas também é uma oportunidade para vocês enquanto profissionais”, declarou na ocasião o titular do Fisco cearense.
Integrar para inovar
Segundo o orientador da Célula de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz (Cedep), Augusto Figueiredo, a ideia do encontro surgiu para reforçar o valor da inovação entre as equipes de estagiários. “A aproximação entre inovação e tecnologia governamental já é uma inspiração para aplicarmos em nosso trabalho. A ideia dessa programação foi extrair esse conhecimento, pensando no mote do nosso programa de estágio de 2025”, destacou o servidor.
A gestora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sefaz-CE (Cogep), Isabelle Gomes, falou sobre como a inovação não se restringe a processos ou sistemas, mas também contempla a dimensão comportamental. “Muitas vezes temos uma carreira definida, mas às vezes também temos mudanças. Nós no serviço público, principalmente, temos que abraçá-las para entregar resultados cada vez melhores para a sociedade”, destacou a coordenadora.
Transformação digital na trilha da cidadania
Durante a troca de ideias no Íris, uma equipe multidisciplinar apresentou projetos, serviços e diretrizes do laboratório. “A ideia é promover a cultura da inovação e o uso estratégico de dados. A gente tem trabalhado muito com a transformação digital do Governo, fazendo uma integração mais inteligente. Além disso, o objetivo principal é aproximar e simplificar as relações entre o ambiente público e a população cearense”, explicou o gerente de projetos do Iris, Felipe Almeida.
A analista de inovação e dados, Luiza Clara Pacheco, detalhou os objetivos do Comitê de Transformação Digital do Governo do Ceará, do qual a Sefaz-CE participa, apresentando também como o conceito de inovação se aplica nas políticas públicas de forma unificada. “O primeiro consenso (elaborado no Comitê) foi que a transformação digital sempre tem que ter foco no cidadão. Qualquer trabalho que a gente for fazer nós temos que ter foco no cidadão”, explicou aos estagiários.
“Atender ao interesse público é o que mais importa”
Para o estagiário Pedro Muniz, o aprendizado mais importante foi sobre pensar inovação como um conceito a serviço da cidadania. “Essa parte é a que mais importa nas políticas públicas. Aprendi sobre questões de tecnologia e ferramentas, mas essa finalidade (atender ao cidadão) é o que justifica o uso de tudo”, pontuou o estudante de Ciências da Computação, lotado na Célula de Análise Avançada de Dados.
Recém formada em Direito, Gabriely Pacheco também foi estagiária da Sefaz-CE, até ser efetivada na casa. “Muitas vezes você vai encontrar alguém mais capacitado do que você, mas não quer dizer que essa pessoa é sua inimiga. Vocês juntos podem fazer coisas extraordinárias. O estágio me ensinou muito na minha vida, porque estamos aqui na Sefaz com grandes profissionais”, refletiu a colaboradora, atualmente lotada na Célula de Infraestrutura (Ceinf).