Buscando mais eficiência, Sefaz-CE lança novo Sistema de Trânsito de Mercadorias

24 de outubro de 2025 - 13:57 # # # # #

Vanessa Alves - Texto
Bárbara Barbosa - Foto

Interface traz funcionalidades dentro de menus e submenus, facilitando a visualização das opções pelos usuários

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) disponibilizou o novo Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram), a fim de aprimorar a experiência dos contribuintes, contadores e transportadores, por meio de uma plataforma com navegação simplificada e acesso mais rápido e eficaz à informação.

Conforme a coordenadora de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit), Susely Martins, o novo Sitram visa “modernizar, otimizar e simplificar os processos para os contribuintes, por meio de uma interface mais intuitiva, reduzindo erros na geração de documentos de arrecadação e trazendo transparência para a Fiscalização de Mercadorias em Trânsito e liberação mais rápida das mercadorias nos postos fiscais que aguardam o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços devido”.

Navegabilidade e usabilidade

Para melhorar a navegabilidade e a usabilidade, além de telas mais intuitivas e objetivas, que facilitam a localização das informações e a execução de tarefas, é disponibilizada barra de progresso, na qual o usuário pode acompanhar mais facilmente o andamento das solicitações e processos, podendo dispor de barra de rolamento otimizada, que confere mais rapidez e fluidez à navegação por grandes volumes de dados.

Das funcionalidades

– Calculadora Difal: ferramenta para cálculo do diferencial de alíquota de ICMS (Difal). Com a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (NF-e), é possível calcular o valor do Difal da operação e emitir o respectivo documento de arrecadação estadual (DAE).

– Memória de cálculo: o acesso a esse recurso ficou mais direto, uma vez que passou a ser um submenu de “Consultas”. Por meio dele, o contribuinte consegue visualizar mais facilmente o detalhamento dos cálculos de tributos, facilitando a conferência dos valores.

– Baixa de pagamento: é possível registrar manualmente o pagamento de débitos, o que agiliza a liberação do transporte de mercadorias para contribuintes que já quitaram suas pendências. Se os dados estiverem preenchidos corretamente, a opção estará disponível para a baixa do DAE ou Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE).

– Aprimoramento do filtro de consulta: a seleção de dados ficou mais precisa e eficiente.

– Flexibilização da consulta por nota fiscal: agora é possível filtrar as notas fiscais selecionando tanto usuários com credenciamento (Transportadoras – Cred-T e Contribuintes – Cred-C) como sem, ampliando as possibilidades de busca.

Para melhor entender como acessar cada funcionalidade, clique aqui.

Como acessar o novo Sistema

Para acessar o novo Sitram, entre no portal de serviços da Sefaz, clicando aqui, depois em “Sistemas” e, por fim, no menu “Sitram”. Com o objetivo de simplificar a transição para o novo sistema, o antigo ainda segue disponível.