Operação da Sefaz descobre depósito clandestino de queijo muçarela em Fortaleza

21 de janeiro de 2021 - 19:47 # # # # #

Raquel Mourão - Texto

A área de inteligência da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) descobriu, nesta quinta-feira (21/01), um depósito clandestino de queijo muçarela em Fortaleza. No local, foram encontradas cerca de 50 toneladas do produto em uma câmara frigorífica. De acordo com os auditores, os itens não tinham notas fiscais. Como a ação envolve alimento perecível, a Sefaz aguarda a averiguação dos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) sobre a qualidade das mercadorias. A inspeção está prevista para a manhã desta sexta-feira (22/01).

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse que a investigação da Sefaz-CE apontou que as peças são oriundas dos estados do Piauí, Tocantins e Pará. “Nossos fiscais ainda estão no local fazendo diligências. Queremos saber o destino desse carregamento de queijo. Também solicitamos o apoio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária”, afirmou.

Segundo ela, a operação teve o objetivo de combater a fraude fiscal, inibir a concorrência desleal e proteger a saúde coletiva. A gestora também destacou a importância da integração entre os órgãos públicos para o enfrentamento do crime organizado.

Como a fiscalização está em andamento, ainda não há definição sobre o montante de crédito tributário recuperado para o Estado. A ação desta quinta-feira faz parte de um amplo trabalho de inteligência dirigido ao segmento de queijo muçarela, devido a registros de forte sonegação no setor.