Sefaz apresenta resultados obtidos pela área de Trânsito de Mercadorias em workshop

7 de abril de 2021 - 13:33 # # # #

Raquel Mourão - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit), promoveu, nessa terça-feira (6/4), o workshop “Trânsito em Pauta” para apresentar as boas práticas e os resultados obtidos pela área em 2020 e no primeiro trimestre deste ano. Realizado por videoconferência, o encontro, conduzido pelo servidor Dagno Moreira, reuniu cerca de 90 servidores e contou com palestras sobre engajamento e inovação, além da participação especial do humorista Skema.

Ao abrir o evento, a titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, disse que se sentia grata em relação a vários aspectos da vida. Falou na gratidão por exercer a função que exerce, estar próxima de pessoas que a inspiram, ter saúde física e mental, além de acesso a bens materiais. “Mas o que me enche de um real propósito é trabalhar na Secretaria da Fazenda, é poder transformar a vida das pessoas”, ressaltou.

A gestora citou dados sobre insegurança alimentar, que revelam que o Brasil voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), e reforçou a importância da missão da Sefaz de melhorar a vida do povo cearense. “Temos um desafio muito grande no Estado do Ceará. Não canso de falar dos milhões de cearenses que vivem abaixo da linha da pobreza. É muita gente que, neste momento, não fará sequer uma única refeição. Eu não tenho motivos para reclamar de nada, só motivos para agradecer o apoio de vocês.”

A secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, deu boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos. “Espero que cada um se sinta importante, se sinta protagonista nesse evento de hoje. Tudo foi preparado com muito cuidado, carinho e esmero. Gostamos de estar juntos, de encontrar os amigos, de saudar. É isso que fortalece essa liga institucional, essa capacidade de se relacionar, de somar, de juntar. E é isso que a gente faz nesses encontros”, afirmou.

O titular da Cofit, Elton Vianey, também saudou a plateia, referindo-se aos servidores e colaboradores do Trânsito de Mercadorias como uma família. Ele destacou a união, a força e o compromisso do time. “Vocês que estão me escutando se sintam extremamente importantes. Nossa Sefaz é baseada na operação de trânsito. Nosso Sitram (Sistema de Mercadoria em Trânsito), todo mundo usa. O Trânsito é a base do Sitram. Vocês têm feito a diferença. O Ceará é um estado pobre. E esse dinheirinho que entra vai para a saúde, segurança, educação.”

Palestras

A psicóloga e administradora, Maria Socorro Reinald, ministrou a palestra “A importância do pertencimento e a significação do trabalho para o engajamento”. Ela abordou temas como motivação, inspiração e participação, aproveitando para fazer uma distinção entre emprego e trabalho. “Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o ofício, na prática, elas são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligada a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.”

A especialista disse que o engajamento da nova geração de trabalhadores é um desafio constante. “Isso porque os jovens são altamente conectados, querem ser felizes no trabalho e buscam um propósito para tudo o que fazem, incluindo suas relações com as empresas. Maria do Socorro Reinald acrescentou que, entre os fatores que favorecem o engajamento das equipes, estão uma liderança mais afetiva, melhores relações entre staff (funcionários) e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Já a coordenadora do Laboratório de Inovações de Dados do Governo- Íris, Jéssika Moreira, abordou a cultura de inovação no setor público. Ela explicou que a missão do Íris é acelerar a transformação digital na gestão pública estadual. “Acreditamos que a transformação digital é gente. Serviço público é feito por gente. Por conta disso, é preciso mobilizar talentos, envolver as pessoas, desenvolver habilidades e aumentar a prontidão da organização com o objetivo de fazer com que essa transformação ocorra.”

Segundo ela, inovar no setor público significa novas ideias e abordagens que funcionam na criação de um valor público. “E o que significa criar valor? Resolver o problema de alguém, uma dor. Posso usar isso ou na melhoria da entrega dos serviços ou na melhoria da gestão e do clima organizacional”, disse, complementando que, para o Governo se aproximar mais dos cidadãos, é necessário entender as necessidades dos usuários.

O titular da Cofit, Elton Vianey, e a orientadora da Célula de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cefit), Ana Virgínia Gurgel, apresentaram o mapa estratégico da área que gerenciam, realçando a missão da coordenadoria que é “garantir a regularidade na circulação de mercadorias, com controle e justiça fiscal”. Eles também detalharam ações que serão priorizadas neste ano, como a padronização de procedimentos, a melhoria de sistemas internos, inovações no Centro Integrado de Informações e Operações Fiscais (Ciof) e ações conjuntas com a fiscalização itinerante.

Como objetivos a serem alcançados em 2021, os gestores citaram: intensificar o monitoramento e o controle do segmento de transporte de cargas; monitorar operações do trânsito de mercadorias com inteligência, integração e proatividade; e melhorar o controle do trânsito de mercadorias com processo de fiscalização e registro confiáveis, céleres e assertivos, com incorporação constante de inovações tecnológicas.

Ana Virgínia Gurgel também deu destaque ao Posto Fiscal Virtual 1.0, ação em fase de implementação que promete modernizar o trânsito de mercadorias no Estado. Entre as vantagens da nova funcionalidade estão a possibilidade de resolução de pendências com antecedências; agilidade no recebimento de mercadorias; e redução significativa do tempo de permanência das transportadoras no posto fiscal.

Boas práticas

Por fim, os gestores fazendários Lúcia Muniz (Núcleo de Monitoramento e Acompanhamento de Transportadoras – Numat), Manuel Teobaldo (Núcleo de Monitoramento Integrado – Numit), Valden Capistrano (Núcleo de Postos Fiscais, Atendimento e Fiscalização no Trânsito – Nupaf) e Juscélio Barros (Núcleo de Fiscalização Itinerante – Nufit) expuseram os resultados obtidos por cada unidade em 2020. Confira os slides abaixo.