Fazendários visitam Porto do Pecém para acompanhar integração entre Sefaz e Complexo 

10 de março de 2022 - 11:13 # # # # #

Raquel Mourão-Texto

Gestores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) visitaram, nessa terça-feira (8/3), o Porto do Pecém para acompanhar o processo de integração entre os sistemas da Sefaz e da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O objetivo da cooperação técnica é fortalecer o intercâmbio de informações entre as duas entidades, agilizando os procedimentos que envolvem a liberação de cargas de mercadorias para entrada e saída do Estado via terminal portuário.

O orientador da Célula Monitoramento de Mercadoria em Trânsito da Sefaz-CE, Germano Guerra, explicou que a integração está em fase inicial, mas, quando for concluída, trará vários benefícios para a área de fiscalização. “Esse projeto prevê várias etapas. Teremos um controle ainda mais eficaz sobre as cobranças de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a resolução de pendências que porventura essas cargas venham a ter na chegada ao Estado. Quando for aprimorada essa integração, teremos uma troca ainda maior de dados, de forma que poderemos também realizar fiscalizações mais assertivas e coibir comportamentos irregulares.”

Participaram também da visita os servidores fazendários Teobaldo Lima Júnior (supervisor do Núcleo de Monitoramento e Operações Fiscais Integradas no Trânsito), Bruno Machado (supervisor do Núcleo de Sistemas de Informação) e Leonardo Machado (administrador do Posto Fiscal do Pecém). O gerente de Desenvolvimento Operacional da Cipp, Valter Araújo, também esteve presente.